Nesta quinta-feira, 06 de julho, a CDL Porto Alegre celebrou o primeiro ano da adoção e reforma da Praça Osvaldo Cruz, localizada entre as ruas Voluntários da Pátria, Comendador Manoel Pereira e Chaves Barcellos, no Centro Histórico da Capital. O compromisso com a manutenção e a melhoria do local foi prestigiado por autoridades, amigos, colaboradores da CDL POA e cidadãos que frequentam o local. O espaço foi adotado pela Entidade, por meio de parceria público-privada com a Prefeitura da Capital, pelo período de cinco anos.
O presidente da CDL POA, Irio Piva, destacou que, passados 12 meses da adoção e reforma da Praça Osvaldo Cruz, todas as melhorias se mantiveram preservadas, permitindo que o local pudesse ser usufruído pela comunidade com qualidade e segurança: “Entendemos que este ato simboliza um importante presente aos porto-alegrenses porque ao acolher a Praça, qualificá-la e preservá-la, damos uma demonstração simbólica de como é possível cooperar a fim de tornar Porto Alegre um lugar ainda melhor”. Piva destacou, ainda, a importância do Centro Histórico para o comércio da cidade: “Aqui, neste bairro, berço do varejo porto-alegrense, estão reunidos pequenos e médios empresários, trabalhando arduamente por seu sustento e o desenvolvimento de todo o ecossistema varejista. Justamente por isso, escolhemos este local como sede da nossa Entidade”.
Quem frequenta a Praça Osvaldo Cruz, uma das menores de Porto Alegre, nota a diferença. Desde a reposição das pedras portuguesas originais na área central e a recolocação de basalto até a instalação de decks em diferentes níveis para que os frequentadores possam aproveitar as sombras em torno das árvores. Canteiros ajardinados, floreiras, lixeiras, postes de iluminação fotovoltaica e bicicletário também integram a lista de melhorias que recebem manutenção constante da CDL POA. A arquiteta responsável pelo projeto de revitalização da Praça, Clemara Motta, e a diretora da CDL POA e também arquiteta que supervisionou a reforma, Cláudia Bestetti,
Também prestigiou o evento o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereador Hamilton Sossmeier, que reiterou a alegria de celebrar um ano da revitalização da praça e a relevância de parcerias como a realizada pela CDL POA: “Mais um belo exemplo da importância das parcerias público-privadas, de trazer a população e entidades do tamanho da CDL POA para dentro da gestão pública. O resultado é o que vemos aqui, há um ano: espaços públicos mais bonitos, seguros e bem-cuidados”. O vereador Cassiá Carpes, entusiasta e defensor do Centro, também esteve presente.
A gerente de Praças de Porto Alegre, Regina Machado, que representou o prefeito Sebastião Melo no evento, ressaltou a importância do voluntariado para o desenvolvimento da cidade: “É um privilégio trabalhar com a gestão dos prefeitos de praças de Porto Alegre, o município conta com mais de 700 praças e temos hoje 282 prefeitos, são pessoas voluntárias que dedicam seu tempo, seus conhecimentos e seu trabalho por uma causa coletiva. A gestora também recordou que, em 2022, esteve presente na inauguração da Praça Osvaldo Cruz e ficou maravilhada com as melhorias: “Voltar aqui, depois de um ano, e ver que tudo se mantém mostra que a CDL POA se empenhou e investiu na manutenção”. Também estiveram
Ainda, o evento contou com a participação do Dr. Luiz Augusto Pereira, neto do médico Manuel Pereira Filho, fundador do Instituto Pereira Filho, que, em 1928, ofereceu o busto em homenagem a Oswaldo Cruz, colocado no centro da praça. A obra de bronze é do artista Rodolfo Bernadelli, fundador e professor da Escola Nacional de Belas Artes. Como convidado especial da Família Pereira, o médico Arnaldo José Costa Filho, de 101 anos, compareceu ao evento para prestigiar seu antigo professor.
O evento foi encerrado com a distribuição de mudas de flores, simbolizando o incentivo e fomento ao zelo com a cidade. Os comerciantes da Praça fizeram promoções exclusivas para a confraternização e o prefeito voluntário do local, Marcos Mengue, proprietário da Fruteira Osvaldo Cruz, distribuiu salada de frutas aos presentes. O evento contou com distribuição de pipoca e com as performances artísticas do músico Diego Spengler e de um animador em perna de pau.