CDL POA consulta consumidores e prevê aquecimento do consumo para o Dia dos Namorados 2023 - CDL POA

CDL POA consulta consumidores e prevê aquecimento do consumo para o Dia dos Namorados 2023

Na data dedicada ao amor, mulheres são as que mais pretendem presentear, com ticket médio acima de R$ 100. Data deve movimentar o comércio de itens de uso pessoal, como roupas, perfumes e calçados

 O Dia dos Namorados 2023 promete ser uma boa oportunidade de aumentar o movimento dos setores do comércio e de serviços no próximo dia 12 de junho, reflexo da recuperação econômica prevista para o cenário nacional. A análise mais recente do Relatório Focus para o PIB nacional neste ano, divulgada pelo Banco Central, estima crescimento de 1,26%.

Diante deste ambiente animador, a CDL POA realizou um levantamento com sua base de dados para aferir o comportamento dos consumidores da Região Metropolitana da Capital gaúcha para o Dia dos Namorados. Dentre os entrevistados, sendo 78% casados, 15% namorados, 5% em relacionamento casual e 3% noivos, a maioria investirá em itens de uso pessoal, como roupas, calçados, joias, beleza e perfumaria (53%). Flores, doces e cestas comemorativas deverão ser a aposta de 12% dos apaixonados. Artigos para casa e eletrônicos somam 3%.

Para o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, a sociedade atual vive um momento marcado pela valorização das celebrações, e o Dia dos Namorados é emblemático neste quesito. “Temos em frente uma excelente oportunidade para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes e transformar esta data em uma chance para vender mais e melhor. A movimentação financeira decorrente da data impulsionará a economia de forma abrangente, e a chegada das baixas temperaturas também deverá ajudar no desempenho de diversos setores neste Dia dos Namorados”, afirma o dirigente.

Já quando o assunto é viver o amor por meio de uma experiência, tema em alta no atual mercado de consumo, a maior parcela dos entrevistados demonstra interesse em comemorar a data com um jantar especial em casa (29%). Ir a um bar ou restaurante é a intenção de 22% dos casos, fazer um passeio ou viagem será a escolha de 10%, e curtir um hotel, motel ou spa será o destino de 2% do público consultado.

Para o ticket médio da data, somando presente e serviço, 21% deverão investir entre R$ 100 e R$ 200; 18%, entre R$ 50 e R$ 100; 17%, entre R$ 200 e R$ 300; 17%, acima de R$ 300; e 5%, até R$ 50. Quando comparados, mulheres e homens apresentam diferenças no interesse em presentear – 54% dos consumidores da data pertencem ao sexo feminino. O levantamento da CDL POA consultou 300 consumidores,  por telefone, entre os dias 26 e 30 de maio.

O vice-presidente da CDL POA e proprietário da Via Condotti moda masculina, Carlos Klein, está trabalhando fortemente a data: “ Estamos aproveitando a chegada do frio para oferecer os itens típicos da coleção: camisa de flanela, tricô, jaqueta, sobretudo e polo manga longa”. Klein destaca ainda que o Dia dos Namorados tem se consolidado como a terceira melhor data de vendas em seu empreendimento, atrás apenas do Natal e do Dia dos Pais.

Mais do que o Dia dos Namorados, uma data que valoriza o amor

A data – criada em 1949 no Brasil, pela proximidade com o Dia de Santo Antônio, conhecido como casamenteiro na cultura local –, em 2023, se alinha ao movimento mundial Valentine’s Day, comemorado em 14 de fevereiro, que celebra o amor de forma mais ampla, incluindo demonstrações de afeto também entre amigos e pessoas estimadas. A novidade se mostra nas campanhas publicitárias de marcas conhecidas no País, nos segmentos de beleza e cosméticos e de shoppings centers, por exemplo, que passam a usar as temáticas “Dia do Amor” e “O Dia dos Apaixonados” neste ano.

De acordo com o diretor da CDL POA e franqueado de O Boticário, em Porto Alegre, Juarez Meneghetti, o lojista busca ser otimista, principalmente em datas comemorativas. O empresário estima um aumento nominal de 15% nas vendas neste Dia dos Namorados, uma retomada de aceleração no crescimento, que havia perdido força nos últimos meses. “Para isso, temos uma estratégia baseada em produtos e kits que atendam a todas as classes sociais e a todo tipo de amor, mote da nossa campanha publicitária. Uma equipe muito bem treinada também faz toda a diferença”, explica Meneghetti.

Ainda, para auxiliar empresários a melhor desempenhar nesta data comemorativa, a CDL POA preparou um Guia gratuito com dicas para impulsionar as vendas, conquistando e fidelizando clientes na época mais romântica do ano e com forte apelo emocional entre os consumidores. Clique aqui para baixar o material.

 

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    Data

    05 junho 2023

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