Análise preliminar da volta do carro popular - CDL POA

Análise preliminar da volta do carro popular

Após aumento considerável dos valores em decorrência dos desequilíbrios entre oferta e demanda provocados pela pandemia, o governo federal deve lançar um pacote de medidas para reeditar o carro popular no Brasil. A ideia subjacente é aliviar os preços praticados junto à ponta final para estimular a produção. De acordo com o IBGE, o volume de vendas – faturamento corrigido pelo IPCA – caiu 3,0% no acumulado entre março de 2022 e fevereiro de 2023 em comparação com o mesmo período de 2019/2020, antes da eclosão da COVID-19.

Ainda não há maior detalhamento sobre as políticas, mas duas estão sob avaliação, conforme notícias divulgadas pela grande mídia. A primeira é a liberação do FGTS para a aquisição de automóveis zero quilômetro ou usados. Essa poupança forçada de parte do salário dos trabalhadores da iniciativa privada foi concebida, entre outros motivos, para a formação de patrimônio – tanto é que um dos expedientes para os quais se permite o saque é a compra de imóvel. Logo, a possibilidade de alocar os recursos para um veículo se opõe ao propósito original do Fundo, dada a depreciação inerente ao referido bem.

Já a segunda ação envolve a diminuição da carga tributária. Embora positiva, é necessário criar as bases para seu encolhimento. Vale destacar que o sucesso do novo arcabouço fiscal – regra que disciplina os gastos da União – depende justamente do contrário, ou seja, de ganhos de arrecadação. Portanto, sem a devida contrapartida em termos de enxugamento da máquina, entendemos que a incerteza no que tange às contas públicas tende a crescer, o que pode impactar negativamente os ativos domésticos (como a taxa de câmbio) e, consequentemente, gerar inflação às famílias.

A causa verdadeira do problema é a nossa falta de competitividade. Somente através da redução do Custo-Brasil via estímulo à concorrência, aprimoramento das condições logísticas e simplificação do processo de declaração de impostos é que conseguiremos baratear as conduções de maneira consistente ao longo do tempo.

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

Você é associado à CDL POA?*

18 maio 2023