Inteligência Artificial no Varejo: como aplica-lá nos negócios - CDL POA

Inteligência Artificial no Varejo: como aplica-lá nos negócios

Nas últimas semanas, o ChatGPT virou notícia e muitas pessoas ficaram curiosas, tendo em vista que com alguns inputs de informações a ferramenta consegue elaborar textos, tabelas, organogramas e mais, impressionando os usuários. Também recebemos a informação que empresas como o Meta e o Google anunciaram ferramentas similares ao ChatGPT, que potencializam suas soluções, principalmente, voltadas para a área de criação de anúncios. Apesar do assunto estar em alta, o uso da Inteligência Digital no varejo já vem sendo impulsionado há anos e faz parte da realidade de muitas empresas. 

Durante a NRF deste ano, pudemos aprender como a Inteligência Artificial está consolidada entre grandes marcas, utilizando-a para transformar o relacionamento com o consumidor e, consequentemente, aumentar os resultados. Pensando nisso tudo, apresentaremos aqui alguns exemplos de como ela está sendo utilizada pelos varejistas no dia a dia das empresas. 

O que é Inteligência Artificial?

Para quem ainda não está familiarizado com o termo, que também é mencionado por sua sigla (IA), a Inteligência Artificial nada mais é que sistemas que simulam a capacidade humana de pensar, interpretar, resolver problemas e, em alguns casos, aprender – aqui entra o Machine Learning. Este comportamento vai muito além da habilidade padrão de softwares para realizar ordens pré-definidas, a Inteligência Artificial trabalha de forma autônoma, combinando algoritmos e dados. 

A Inteligência Artificial é uma realidade em várias tarefas da nossa rotina, que muitas vezes nem percebemos, e nos negócios não seria diferente. O varejo já conta com a IA para compreender uma grande abundância de dados, melhorar o funcionamento nas suas lojas online e físicas, aumentar a satisfação do cliente e automatizar tarefas complexas. 

Como o varejo está utilizando a Inteligência Artificial?

Chatbot para relacionamento com o cliente

Os chatbots, ou assistentes virtuais, são ferramentas que permitem a interação com consumidores a partir de um chat de mensagens disponível em sites e e-commerces, como a Lu do Magalu, que evoluiu e, hoje, é a influenciadora digital da marca. As ferramentas de atendimento virtual baseiam-se em informações de bancos de dados, onde as Inteligências Artificiais reconhecem perguntas feitas por usuários e proporcionam respostas automáticas para dúvidas, mas também podem sugerir produtos, indicar caminhos, ajudar no pagamento e muito mais!  

Personalização de compras

O Meta utiliza há anos a Inteligência Artificial para indicar anúncios de acordo com a busca dos usuários, interações e perfis que seguem/curtem. E muitas empresas estão implementando esta tecnologia de personalização e reconhecimento de padrão para indicar produtos ou serviços para seus clientes. O que ocorre é que a IA lê o comportamento de busca do usuário no seu site, assim como suas compras efetivadas, captando essas informações para que em próximas visitas, ao reconhecer o cliente, o sistema possa indicar automaticamente as melhores oportunidades de vendas baseadas no consumo de cada usuário.

Otimização da jornada de compra

Esta é uma pauta muito discutida no varejo, uma boa experiência de compra e tornou-se essencial para o sucesso dos negócios. Com a Inteligência Artificial, as empresas conseguem identificar pontos de atrito e desistência nos canais digitais, e em alguns casos nas lojas físicas, e a partir disso as empresas podem trabalhar em cima dos dados para criar soluções que aumentem as conversões e a satisfação do cliente. 

Um exemplo de solução que facilitou a jornada de compra é o “compra com 1 clique”, este recurso permite que um cliente já cadastrado realize compras sem precisar passar pelas etapas do carrinho, aumentando a conversão em canais que utilizam o botão.

Gestão de Estoque

Acumular grandes quantidades de mercadorias nunca foi uma solução inteligente para os negócios. Mas como saber quais produtos comprar e prever demandas? As ferramentas de gestão de estoque utilizam a Inteligência Artificial para automatizar o processo de compra e gestão do estoque. Com isso, é possível mapear tudo que se tem em loja, a entrada e saída de produtos, prever probabilidade de vendas de acordo com as sazonalidades e mais. A CDL Porto Alegre, em parceria com a James Tip, oferece às suas associadas uma ferramenta de Gestão de Estoque, saiba mais aqui.

Inteligência Artificial no varejo é uma realidade! 

Não há como fugir, a IA é uma realidade presente no cotidiano varejista. Tornar os processos mais ágeis, aumentar a conversão de vendas e usar os dados a favor dos negócios são primordiais para o sucesso, e tudo isso é possível com o IA. E não é preciso muito para implementá-lo em seu negócios, muitas empresas disponibilizam ferramentas de fácil acesso e baixo custo, como o Google e Meta, e usá-las ao seu favor pode mudar a destino do seu negócio! 

 

Data

13 abril 2023

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