As principais dívidas dos gaúchos e como a análise de crédito pode ajudar esse cenário - CDL POA

As principais dívidas dos gaúchos e como a análise de crédito pode ajudar esse cenário

Educação financeira por parte das empresas e análise de crédito podem auxiliar na retomada e na redução da inadimplência

Nos últimos meses, diferentes levantamentos apontam um grande aumento no número de pessoas com dívidas. Este cenário afeta o poder de compra das famílias e, ainda, gera crescimento da inadimplência, bem como prejuízos para muitas empresas. Conforme o estudo “{R}evolução do Mercado de Crédito”, elaborado pela CDL POA, puxado pelo maior uso do cartão de crédito, o número de endividados em Porto Alegre bateu novo recorde em abril em relação ao ano passado: cresceu de 67,5% em abril de 2021 para 77,7% em abril de 2022 – um aumento de 10,2 pontos percentuais em um ano. 

De acordo com o Indicador de Inadimplência, as pessoas físicas com algum tipo de limitação em crédito, cheque ou protesto já ultrapassaram os 29% no Rio Grande do Sul e 31% em Porto Alegre. Os valores são superiores à média nacional, e permanecem crescendo a cada mês.

Nesse sentido, os principais causadores das dívidas têm sido, de acordo com dados de estudos da CDL POA:

• Cartão de Crédito

• Carnês de lojas

• Empréstimo

• Financiamento automotivo

• Crédito pessoal

• Financiamento de casa

Além destes fatores, a carência de educação financeira também é uma questão significativa para o cenário de forte endividamento das famílias. Para mudar o contexto, as empresas podem buscar soluções específicas focadas na redução da inadimplência e a análise de crédito é uma delas.

Análise de crédito e educação financeira: redução da inadimplência

Um dos pilares centrais do aumento do endividamento e da inadimplência é a falta de educação financeira e de planejamento por parte dos consumidores. Assim, diversas compras são feitas de forma impulsiva e, muitas vezes, com uma certa incompatibilidade diante dos recursos disponíveis para pagamento. Ou seja, com frequência as famílias recorrem ao crédito pela necessidade de complementar as despesas recorrentes e até básicas, como alimentação, por exemplo, é um dos principais propulsores de uma tomada de crédito.

A escassez da educação financeira é um ponto que favorece a inadimplência em vez do bom uso de recursos de crédito. As pessoas demonstram conhecimento e controle de scores para tomada de crédito, mas pouca iniciativa para um planejamento financeiro efetivo. A lacuna da educação financeira parece persistir diante da facilidade na obtenção do crédito. A simplificação desse processo favorece que o desconhecimento se mantenha.

A oferta de crédito pelo varejo se apresenta como uma oportunidade de ampliar a base de consumidores e aumentar os resultados do negócio. Para auxiliar consumidores e também reduzir a inadimplência, as empresas podem focar na análise de crédito com o objetivo de estabelecer limites assertivos e reduzir riscos nas operações. Na CDL Porto Alegre as associadas encontram a análise de crédito nas Consultas Positivas, onde são disponibilizados relatórios completos com o score positivo, bem como sugestões de risco e dados cadastrais. Além de recomendar o limite de crédito mais indicado para pessoas e empresas.

 

Data

02 março 2023

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.