Ter uma carteira sólida e fiel de clientes é o principal objetivo de todo empreendedor. Mas, para que isso seja possível, é necessário adotar algumas ações no dia a dia.
Se você ainda não sabe quais práticas precisam ser implantadas no seu negócio, acompanhe esse artigo e confira as dicas que podem ajudá-lo a fidelizar e manter os seus clientes ativos.
Boa leitura!
O que são os clientes ativos?
Os clientes ativos são aqueles que mantêm relações comerciais com uma empresa ou vendedor e que realizam novas compras com frequência regular, diferentemente do inativo, que não faz nenhuma nova compra a um tempo considerável.
Para identificar se os clientes do seu negócio são ativos ou não, você pode contar com as soluções da CDL POA, que facilitam e agilizam esse processo de compreensão. Clique aqui e saiba quais são.
Como manter a carteira de clientes ativa?
Para manter os clientes da sua carteira ativos, existem algumas recomendações que podem ser implantadas em seu negócio, confira:
Não esqueça do pós-vendas
Muitas empresas abandonam os clientes após fecharem um negócio, o que é um grande erro e faz com que ele se torne inativo. Por isso, ofereça um suporte de qualidade e entre em contato com ele nas datas comemorativas, para saber sobre a sua experiência com os produtos e/ou serviços, garantindo a sua satisfação.
Aposte em pesquisas de satisfação
Essa é uma forma de mensurar e avaliar o grau de satisfação da carteira de clientes com a empresa. Assim, pode-se agir e corrigir possíveis falhas e implantar melhorias contínuas, de acordo com as indicações da sua clientela.
Recupere os clientes inativos
Não é porque ele está inativo que não pode voltar a ser ativo. Por isso, é importante fazer campanhas que identifiquem esses clientes e adotar ações que possam despertar o seu interesse novamente em seu negócio.
Conheça o comportamento de compra do seu cliente
Alguns questionamentos devem fazer parte desse momento, como: quais motivos levam um consumidor a comprar em uma determinada loja e não na outra? Como é a experiência do cliente? Quais diferenciais estão sendo aplicados na empresa?
A partir disso, é possível identificar o hábito de compra, que é caracterizado por uma forma frequente que as pessoas têm de comportamento, sentimentos e execução.
Disponibilize crédito
Essa estratégia pode ser utilizada a favor das empresas, sendo considerada um grande diferencial, uma vez que contribui diretamente para a fidelização do consumidor.
O crediário próprio é uma excelente forma de pagamento, que possibilita gerar recorrência de compras, pois o crédito é um dos principais motores para o desenvolvimento da economia e dos negócios.
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Como fidelizar os seus clientes ativos?
Acompanhe algumas recomendações básicas para fidelizar clientes:
• Atenda-o como ele gostaria de ser atendido;
• Fidelize-o com a teoria da pirâmide invertida, ou seja, o cliente fica sempre no topo, abaixo vem os vendedores e, em seguida os gestores;
• Ofereça um tratamento VIP aos clientes fiéis;
• Monitore os seus interesses;
• Busque oferecer condições especiais para quem costuma comprar com você.
Saiba mais sobre como fidelizar o seu cliente por meio do crédito garantido
O crediário é uma forma de atrair clientes e fazer com que eles criem o hábito de comprar nas lojas. Acompanhe o guia gratuito produzido pela CDL POA e descubra como o crédito pode ajudar a fidelizar o seu cliente.