A CDL POA promove o primeiro evento presencial Pós-NRF 2023 realizado, neste ano, no Brasil e traz os principais insights da feira norte-americana, no dia 25/01 (quarta-feira), no Teatro da Unisinos, em Porto Alegre.
Recém-chegada da NRF Retail’s Big Show 2023, que terminou no dia 17 de janeiro, a comitiva da CDL Porto Alegre promove o evento Pós-NRF, na próxima quarta-feira, dia 25 de janeiro, no teatro da Unisinos, em Porto Alegre, a partir das 18h30min. Trata-se do primeiro evento presencial Pós-NRF de 2023 a ser realizado no Brasil.
A programação conta com os especialistas em varejo Guga Schifino, diretor de novos negócios Linx e sócio da FFX; Guto Rocha, co-founder do Oto CRM e VP Vendas e Marketing da Pmweb; Fabiano Zortea, coordenador de Varejo do Sebrae RS; Giane Guerra, jornalista do Grupo RBS, e de varejistas participantes da missão, que traduzem a experiência de Nova Iorque e mostram como as tendências podem ser aplicadas no varejo local em um novo cenário de jornada de compras, pós-pandemia.
A NRF 2023 funcionou a pleno neste ano, com mais de 40 mil participantes, o que não ocorria desde 2019, devido à disseminação do coronavírus, e ratificou que a tecnologia está a serviço da valorização das pessoas e suas novas necessidades. E é justamente sobre este novo cenário que se tratou o encontro. O tema ‘break throught’ – romper barreiras e ir além, em tradução livre – conduziu o debate, que sempre coloca o consumidor na frente de tudo.
“Esta foi umas das NRFs mais pé no chão, que mostrou uma conexão atuante entre o físico e o digital para compreender o que as comunidades querem e necessitam”, reflete o presidente da CDL POA, Irio Piva. “Precisamos entender este novo consumidor do pós-pandemia, que passou a trabalhar e consumir localmente. Umas das novas tendências são os direcionamentos para os bairros”, explica. Piva relembra que, “em 2022, a Feira trouxe um olhar muito forte para a tecnologia e, durante a pandemia, isto foi necessário para que o varejo funcionasse, mas agora é fundamental superar barreiras e se ajustar a este novo ciclo de consumo, que não é igual a 2019, tampouco equivale aos anos de pandemia”.
Sobre os rumos que pautam o varejo atualmente, o superintendente da CDL POA, Maico Renner, explica: “Os 3Cs que estão trazendo novas tendências são: Covid, Conflito e Clima. Nesse ambiente, é preciso adaptar seu modelo de negócio, estar engajado com o consumidor e saber fazer gestão com o fim da abundância. Mesmo no cenário volátil, jamais perder o otimismo e a perspectiva para se manter competitivo”. Renner explica, ainda, que eficiência operacional é a chave para enfrentar um quadro com maiores taxas de juros e diminuição da renda e da confiança do consumidor: “Fazer o simples bem feito para continuar sendo competitivo”.
O novo papel da loja física, como ponto de encontro entre consumidores e marcas é ressaltado pelo gestor de Marketing e Inovação da CDL POA, Rafael Guerra: “Destaco a importância dada durante a Feira para as ações de relacionamento com consumidores, principalmente de manter os clientes por mais tempo dentro das lojas. O termo ‘retailtainment’ – uma mistura de retail com entretenimento – veio de forma consistente para recomendar o maior tempo de exposição dos consumidores junto aos produtos e marcas, sejam com espaços de lazer, educação, gastronomia, entre outros serviços”.
O economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, enfatiza que é esperada, para 2024, uma onda de retomada da economia, mas que, para surfá-la, é necessário entender o momento: “O cenário internacional está permeado de incertezas e provavelmente vai passar por uma recessão branda em 2023, o que significa um desafio para o mundo. O fato positivo é a inflação estar moderando, e as dificuldades da cadeia internacional de suprimentos já estão bem menores em comparação com 2022”. Frank completa que tudo isso reforça a necessidade de os varejos serem mais eficientes para lidarem com as dificuldades previstas.
A CDL POA integrou a delegação liderada pelo Sebrae/RS, com a presença de varejistas gaúchos e entidades empresariais ligadas ao comércio. Além da participação na NRF Retail ‘s Big Show, o grupo realizou visitas técnicas no varejo de NY e participou de atividades de integração e avaliação, que fomentaram os aprendizados e referências do varejo norte-americano.
Serviço Pós-NRF 2023
Data: 25/01
Horário: 18h30min
Local: Teatro Unisinos – Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 – Boa Vista, Porto Alegre
Ingressos no site da CDL Porto Alegre: www.cdlpoa.com.br
Programação:
• “Os 10 takeaways que irão ditar o varejo em 2023”, com Guga Schifino, diretor de novos negócios Linx e curador/sócio FFX.
• “O futuro do varejo é humano”, com Guto Rocha, co-founder do Oto CRM e VP Vendas e Marketing da Pmweb.
• “Tendências e Inspirações para Vender Mais: do Global para o Local”, com Fabiano Zortea, coordenador de Varejo do Sebrae.
• Painel: “Impactos e perspectivas no varejo”, com Giane Guerra, jornalista do Grupo RBS, e varejistas que participaram da missão.