Escolhas de última hora e espera da parcela do 13º salário fizeram com que os clientes postergassem ida às lojas
Os consumidores que deixaram as compras de Natal para a última hora lotaram as lojas do Centro Histórico de Porto Alegre nesta quinta-feira. As opiniões dos lojistas que trabalham na região estão divididas: alguns estão satisfeitos com o movimento, enquanto outros afirmam que as vendas estão abaixo das expectativas. Leumer Martins, operador de vendas na Casa Maria, localizada na Praça da Alfâdega, coração da região central da Capital, relata que o cliente é “uma caixinha de surpresa”, mesmo com o movimento variando. Segundo ele, as vendas da loja cresceram em torno de 12% em relação a 2021. “Nesses últimos dias, ainda com a entrada do 13°, as vendas aumentaram muito, estamos muito surpresos”, afirma Martins.
O Centro Histórico, devido à variedade de comércios e produtos, além da oferta de preços mais acessíveis dos que os dos shopping centers, se torna mais atrativo aos clientes, embora tenha ocorrido uma alteração nos hábitos, segundo lojistas da região. “Nosso público mudou muito, esperávamos a grande demanda de ‘lembrancinhas’, mas está saindo muito produto de valor maior. Antes, o nosso público era o do Auxílio Emergencial, mas ele está desaparecendo. Acredito que agora eles estão preferindo garantir a ceia, e não os presentes de Natal”, avalia Martins. O movimento em lojas de brinquedos infantis é alto também, como é o caso da Briankare, também na Praça da Alfandega.
Jade Mirales estava na loja à procura de presentes para as crianças, que, segundo ela, são prioridade nas compras desse Natal. “Tem muita opção de produto, chego a ficar perdida. Isso é bom, mas, por outro lado, em relação a outros anos, os preços estão mais caros”, afirma. “Devido aos preços, o jeito é fazer muita pesquisa. Hoje dou uma boa olhada, e amanhã (sexta) volto de novo para comprar”, conta. Na loja TR5 calçados, a vendedora Amanda Almeida constata o aumento de vendas em relação ao Natal passado.
De acordo com ela, além dos reflexos da pandemia, que prejudicou o comércio nos anos anteriores, os clientes de última hora, e que aguardaram o recebimento do 13º salário acabam movimentando as lojas nesses dias. Marli Mendes Ulguim, que fazia as compras de Natal para a família no local, afirma que uma ida apenas ao comércio é pouco. “Já estive aqui no Centro umas três vezes só essa semana, e está muito movimentado.”
Veja quais são os presentes mais desejados
Como esperado, o comércio de Porto Alegre prevê maior movimento nas lojas nestes dias que antecedem o Natal. O Sindilojas POA espera que a data, a principal do varejo, gere receita de R$ 549 milhões. Para identificar as preferências do que as pessoas gostariam de ganhar, o sindicato fez uma sondagem sobre intenção de consumidores. Vestido liderou a escolha entre as mulheres, com 7,6% das indicações, e bermuda, entre os homens, com 7,5%. O movimento que vinha sendo verificado em shopping centers e ruas eram mais de fluxo de consumidores olhando do que fazendo gastos efetivos, indicaram lojistas.
A conversão é esperada nesta reta final. O Núcleo de Pesquisa do sindicato lojista apurou que blusa (6,7%), maquiagem (6,7%), perfume (6,3%) e sandália (5,8%) estão na preferência. Com menos indicações do público feminino, aparecem ainda celular, bolsa, viagem, creme para rosto e biquini. Já o segmento masculino espera livro (6,5%), tênis (6,5%), celular (6,5%) e camiseta (5%). Também estão na lista fone de ouvido, perfume, camisa de futebol, calça e carteira. O tíquete médio para os presentes deve ficar em R$ 184,00, 7% acima do ano passado, considerando a inflação do período.
Entidades varejistas da Capital projetam aquecimento nas vendas
Segundo o estudo Copa do Mundo, Black Friday e Natal: Quem ganha a atenção do consumidor?, da CDL Porto Alegre, 73% dos porto-alegrenses afirmam que gastam mais no Natal do que em outras datas comemorativas. Assim, as comemorações natalinas seguem sendo o período de maior expectativa para o comércio e varejo. Em 2022, as projeções do setor eram de equilíbrio nas vendas, quando comparadas com 2021, sem grande espera por altas ou baixas. No entanto, conforme Irio Piva, presidente da CDL Porto Alegre, o comércio está indo melhor do que o esperado. “Teve um aquecimento acima do que estava se prevendo. Estamos tendo dias muito bons.
Então, a tendência é de que seja um Natal positivo em relação a 2021″, estima. Sobre os gastos com as comemorações, em análise geral, o presidente da CDL afirma ser de tendência mais conservadora, justificada pela insegurança do cenário econômico atual. Já o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, expõe um crescimento nas vendas em relação a 2021, confirmando o que pesquisas da entidade indicavam. “O Sindilojas vem acompanhando o movimento do comércio e segue com a expectativa de boas vendas. Lojas de rua e de shopping têm recebido um bom número de clientes, confirmando os dados da nossa pesquisa de intenção de compra no Natal, de alta em comparação ao último ano”, aponta o dirigente.
Fonte: Jornal do Comércio