A bola vai rolar até o natal - Por Irio Piva - CDL POA

A bola vai rolar até o natal – Por Irio Piva

Para quem gosta de emoções fortes e muita estratégia, temos pela frente semanas de um campeonato tão midiático quanto a Copa do Mundo do Catar e com bola rolando até a final, em 25 de dezembro. E ainda pode ter prorrogação, porque a semana posterior ao Natal é movimentada pela troca de presentes. O estado de alerta do varejo já vem de meses porque os lojistas sabiam que seria um fim de ano atípico e inédito. E o consumidor para onde está olhando?

Se o sentimento das pessoas pudesse ser traduzido em emojis, teríamos três imagens emblemáticas. A cabeça fervente sinaliza: “Só de saber o que ainda tem por vir neste fim de ano, já torrei meus miolos”. Tem também o da gratidão – “Acho que só temos que agradecer, porque, no final de 2021, a gente tava bem pior”. E o terceiro traz uma expressão pensativa, algo como: “Vou botar a cabeça para funcionar para aumentar a minha renda porque a conta não tá fechando”.

Esse último ratifica um dos principais propósitos das pessoas, que é renegociar ou quitar débitos, voltar ao jogo do crédito e do consumo. Porém, os consumidores estão demonstrando a consciência de que não adianta ter a oportunidade se não houver condição de honrar o compromisso. Tanto que a maior parte pretende usar o 13º para pagar dívidas e se livrar das pendências. Muitas demonstram determinação em aumentar a receita. São comportamentos que remetem a uma maior maturidade e a uma nascente educação financeira.

Resiste um otimismo em relação ao apagar das luzes de 2022, pois, quando questionadas sobre a perspectiva para o novo ano, mais de 80% das pessoas acreditam que 2023 será melhor em comparação a 2022. O Natal é envolto por uma certa magia. O apelo não se limita ao aspecto comercial da compra do presente. É emocional e emotivo, é o estar presente.

O desafio do lojista e do empreendedor é comunicar diferentes mensagens ao mesmo tempo e ao mesmo destinatário. As marcas precisam se posicionar como opção aos consumidores. Um ponto é pacífico: pensar no cliente, como ele gosta, ser relevante e disponível na jornada de compra. Afinal, é assim que se constroem vínculos. Não só para o final, porém para o ano inteiro. E temos 2023 inteirinho pela frente.

*Artigo publicado no Jornal Zero Hora – Edição impressa em 01 de dezembro de 2021.

 
 

Data

02 dezembro 2022

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