Confira dicas para atuar preventivamente e evitar golpes tanto em lojas físicas, quanto digitais
São diversos os golpes aos quais as empresas estão expostas no dia a dia, ainda mais no varejo em que a circulação de clientes e vendas podem ser grandes. Por isso, é preciso defender o negócio das melhores maneiras, utilizando de ferramentas e também de comportamentos de vendas que ajudem a proteger as operações de possíveis fraudes.
Os golpes, físicos ou digitais, causam diversos prejuízos e, ainda, podem afetar o financeiro das empresas. Nesta lista, vamos apresentar pontos de atenção e reforçar que as lojas precisam pensar para se proteger. Entre os tipos de fraude mais comuns, estão: identidade roubada; cartão de crédito ou CPF clonados; roubo de senhas e notificações falsas em redes sociais.
Para evitar as fraudes e os golpes, é essencial que as empresas desenvolvam políticas específicas e boas práticas com o objetivo de aumentar a segurança das operações. Entre as formas de prevenção, estão: otimizar análise de crédito, analisar histórico de compra, revisar cadastros constantemente, capacitar a equipe e investir em tecnologia. Confira detalhes abaixo.
5 formas de prevenir fraudes e reduzir danos no varejo
1) Otimizar análise de crédito
Um dos pontos mais importantes na hora de conceder crédito é a análise. Isso porque ela pode evitar a inadimplência e permitir a realização de uma concessão mais assertiva e segura. Dessa forma, otimizar a análise vai favorecer o fluxo de caixa da empresa e garantir os recebimentos em dia. Para isso, é importante validar documentações, verificar status na Receita Federal e também avaliar o perfil dos consumidores.
2) Analisar histórico de compra dos consumidores
É fundamental pois, com base nas negociações verificadas, as empresas também podem identificar os padrões do comportamento do cliente. Assim, é possível confirmar se as informações repassadas no ato da compra são verdadeiras e também consultar se o cliente tem histórico de pagamentos em dia.
3) Revisar cadastros com frequência
Manter os cadastros dos clientes atualizados e também revisar todas as informações constantemente garante que a empresa tenha mais segurança nas operações e também auxilia na fidelização dos consumidores.
4) Capacitar a equipe
Manter a equipe atualizada sobre as melhores práticas para evitar golpes e fraudes é fundamental para que todos na empresa estejam alinhados com a segurança das operações.
5) Implementar recursos de segurança
Especificamente para as vendas online, uma solução que pode auxiliar nas ações antifraude é a Konduto, vertical de antifraude para pagamentos online da empresa de inteligência analítica Boa Vista. Pioneira mundial na utilização das tecnologias de machine learning, a Konduto é especialista em monitoramento de comportamento de navegação para combater a fraude on-line.