Novidades no pagamento instantâneo podem trazer benefícios para os consumidores e também para o varejo
O Pix parcelado é uma forma de pagar as compras “à vista” caso o consumidor não tenha saldo suficiente no ato da compra, ou não deseje arcar com o valor integral no ato da compra. Até o momento, o Banco Central não regulamentou a modalidade, porém diversas instituições já oferecem a opção aos clientes, entre eles Santander, Mercado Pago, Nubank e PicPay. Nestes casos, é realizado um agendamento do pagamento, que será cobrado no futuro.
Desde o lançamento do Pix, em novembro de 2020, diversas funcionalidades do pagamento instantâneo vêm sendo atualizadas. Agora, com a opção de parcelamento, o também chamado “Pix garantido” será uma alternativa ao cartão de crédito, aumentando o poder de compra dos consumidores.
Apesar de a nova funcionalidade ampliar o leque de opções de pagamentos para os consumidores, também é necessário observar as taxas de juros, pois, dependendo da instituição e da quantidade de parcelas, o percentual pode ser maior.
Pix parcelado: como funciona e quais as vantagens
Nas transações com o Pix parcelado, o cliente pode optar por dividir o valor do Pix e também escolher a quantidade de parcelas. Assim, a instituição financeira arca com o custo do pagamento à vista e as parcelas serão agendadas.
Para efetivar as transações, é preciso que o cliente tenha saldo em conta na data em que as parcelas forem descontadas, pois o pagamento é automático. Uma das principais vantagens para os consumidores é a possibilidade de efetuar um pagamento via Pix mesmo sem contar com todo o valor na conta e, assim, muitas vezes garantir descontos. Enquanto para os varejistas, um dos pontos mais positivos é o recebimento do dinheiro na hora.