Varejo gaúcho tem Maio melhor que 2012, mas se mantém estável na comparação com Abril desse ano

Apesar do crescimento em relação a maio do ano passado, o Varejo gaúcho manteve-se estável na comparação com abril, atingindo faturamento próximo a R$ 7,1 bilhões no estado.

Os dados divulgados pelo IBGE apontam:

• + 4,9% no volume de vendas, em relação a maio/2012,;
  • -0,1%, relativa estabilidade com em relação a abril/2013,
  • em 2013 acumula crescimento de 3,82% em relação a 2012;
  • em 12 meses crescimento acumulado de 6,31%.

Para o Varejo Ampliado, que inclui Veículos e Material de Construção, o desempenho foi menor, com crescimento de 3,63% em relação a maio/2012.

Por fim, o Varejo restrito no Brasil teve desempenho similar ao gaúcho, com crescimento de 4,48% em relação a maio/12, totalizando aproximadamente R$ 52 bilhões em receita nominal.(em var. % real mês sobre igual mês ano anterior)

Fonte: IBGE. Elaboração: AE/CDL POA.

(em var. % real sobre igual período ano anterior)

Fonte: IBGE.  Elaboração: AE/CDL POA

Considerações da Assessoria Econômica

Apesar da relativa estabilidade na comparação com o mês passado, os dados mostram que maio teve desempenho melhor que em 2012.

O bom desempenho do Varejo gaúcho até esse momento está ligado mais a variáveis que são mais afetadas por questões nacionais que regionais:

• estabilidade do emprego: mercado de trabalho aquecido, especialmente nos Serviços;
  • disponibilidade de crédito a pessoa física: ainda que em expansão moderada;
  • e um fator local relevante: o melhor desempenho agrícola do estado.

Entretanto, houve mudança no comportamento de outros fatores:

• queda nas expectativas dos consumidores;
  • capacidade de endividamento das famílias limitada pelo grande volume de empréstimos já realizado;
  • estímulos a tomada de financiamentos imobiliários, o que pode adiar consumo de outros bens;
  • aumento da taxa de juros;
  • inflação acima de 6,5%, o que retira poder de compra das famílias.

Sendo assim, conforme a Nota Econômica nº 15 (15/05/2013) salientamos que é esperada uma moderação da taxa de crescimento do Varejo durante os próximos meses, com posterior aceleração no fim do ano.

Isso se verifica na desaceleração do ritmo de crescimento, conforme o gráfico abaixo.

Ou seja, o Varejo está em expansão, porém em ritmo mais moderado que no mesmo período de 2011 e 2012.

Por fim, é necessário dar especial atenção à inflação e ao câmbio mais elevado, pois:

• bens que podem ser importados tornam-se mais caros;
  • as pessoas podem optar por reduzir o consumo de serviços, dando prioridade a bens de primeira necessidade, de forma gradual;
  • caso a inflação se mantenha elevada por muito tempo isso pode afetar o desempenho do setor de Serviços e, com isso, desaquecer o mercado de trabalho, gerando impacto sobre renda e expectativas.

Notas sobre a pesquisa do IBGE

Lembramos que em função da mudança na metodologia na pesquisa as comparações entre 2012 e anos anteriores poderiam estar superestimadas, o que não deve ocorrer para as comparações com esse ano. Como exemplo, citamos o setor de Comércio de alimentos, bebidas e fumo, que incluem Hipermercados e supermercados. Conforme o IBGE esse segmento cresceu 14% em volume de vendas apenas no estado, em 2012. Entretanto, comparando com dados da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), o crescimento das vendas em 2012 foi de 6,6% – um desempenho bastante inferior ao divulgado pelo IBGE.

Ainda conforme o IBGE, o Volume de Vendas é o faturamento real, ou seja, já descontado os efeitos da inflação. A Receita Nominal mede o faturamento nominal, sem descontar os efeitos da inflação. A pesquisa do IBGE verifica apenas empresas cujas lojas tenham, no mínimo, 20 funcionários. Ainda que a empresa como um todo possua mais de 20 funcionários, uma loja só fará parte da pesquisa se tiver tal número de empregados naquela unidade.(em var. %acumulada em 12 meses)

Fonte: IBGE. Elaboração: AE/CDL POA.

Assessoria Econômica
Gabriel P. Torres – Economista
gabriel.torres@cdlpoa.com.br
(51) 3017-8048   (51) 9158-6552

Política de Uso
Caso seja de seu interesse receber esse documento em versão digital, por favor entre em contato através do e-mail gabriel.torres@cdlpoa.com.br .  A CDL POA
permite a reprodução total ou parcial do conteúdo deste documento, desde que devidamente citadas fonte e elaboração. As análises contidas nesse documento são de única e inteira responsabilidade de seu(s) elaborador(es), não representando necessariamente a visão da instituição, seus diretores, procuradores e (ou) demais representantes legitimamente escolhidos conforme seu estatuto. A CDL POA e os autor(es) deste documento não se responsabilizam por quaisquer decisões e ações tomadas com base nas informações e análises presentes nesses informativos.

11 julho 2013