Varejo gaúcho apresenta leve crescimento em fevereiro

Em fevereiro o Varejo Restrito (exclui Veículos e Material de construção) do Rio Grande do Sul apresentou leve crescimento no volume de vendas em fevereiro: 0,1% na comparação com janeiro, já descontados os efeitos sazonais. Já na comparação com fevereiro /2012 as vendas cresceram 1,4%. Em termos nominais, o índice de receita de vendas também cresceu 1,4% em relação a janeiro, o que representa aproximadamente R$ 7,6 bilhões (valores correntes). Considerando o Varejo Ampliado (inclui Veículos de Material de construção), o crescimento foi de 3,4% na comparação com fevereiro do ano anterior.

Dentre os segmentos de destaque no estado citamos Vestuário e calçados (+24,8%) e Materiais de escritório e informática (+18,3%), na comparação com janeiro/2012. Já para o Brasil a maior variação no volume de vendas foi em Artigos farmacêuticos e similares (+6,9%) e Impressos e papelaria (+6,9%), que incluem produtos de livraria e material escolar.(em R$ bilhões nominais)

Fonte: IBGE. Elaboração: AE/CDL POA.

(em var. % real fev/13 contra fev/12)

Fonte: IBGE.  Elaboração: AE/CDL POA

Lembramos que em função da mudança na metodologia na pesquisa as comparações entre 2012 e anos anteriores poderiam estar superestimadas, o que não deve ocorrer para as comparações com esse ano. Como exemplo, citamos o setor de Comércio de alimentos, bebidas e fumo, que incluem Hipermercados e supermercados. Conforme o IBGE esse segmento cresceu 14% em volume de vendas apenas no estado. Entretanto, comparando com dados da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), o crescimento das vendas em 2012 foi de 6,6% – um desempenho bastante diferente do divulgado pelo IBGE.

Felizmente nas comparações entre os meses de 2013 com 2012 os dados tendem a ser mais próximos da realidade para empresas com no mínimo 20 funcionários (amostra pesquisada pelo IBGE), uma vez que não há diferenças em termos de metodologia com relação a 2012.

Em que pese o menor crescimento na comparação com fevereiro/2012, no acumulado de 2013 (janeiro e fevereiro), o Varejo restrito já apresenta 2,9% de crescimento com relação ao mesmo período do ano passado em termos de volume de vendas. Em termos de faturamento nominal o Varejo já somou aproximadamente R$ 15,1 bilhões, o que representa cerca de 17,9% do faturamento estimado para o ano passado1.

Entre os fatores que colaboram para um desempenho positivo do Varejo em 2013 estão o aumento real de renda das famílias estimulado pelo mercado de trabalho aquecido, e um melhor desempenho do setor agrícola no Rio Grande do Sul. Conforme os dados da Pesquisa Mensal do Emprego (IBGE), em fevereiro o rendimento real médio dos trabalhadores empregados na Região Metropolitana de Porto Alegre cresceu 7,3% em relação a fevereiro do ano anterior.

Nota técnica: para a aproximação em valores nominais foram utilizados os dados de Receita Bruta de Revenda (variável pesquisada pela PMC) para empresas com no mínimo 20 funcionários, porém conforme a Pesquisa Anual do Comércio (PAC). O IBGE não divulga as bases dos índices da PMC.

Assessoria Econômica
Gabriel P. Torres – Economista
gabriel.torres@cdlpoa.com.br
(51) 3017-8048   (51) 9158-6552

Política de Uso
Caso seja de seu interesse receber esse documento em versão digital, por favor entre em contato através do e-mail gabriel.torres@cdlpoa.com.br .  A CDL POA
permite a reprodução total ou parcial do conteúdo deste documento, desde que devidamente citadas fonte e elaboração. As análises contidas nesse documento são de única e inteira responsabilidade de seu(s) elaborador(es), não representando necessariamente a visão da instituição, seus diretores, procuradores e (ou) demais representantes legitimamente escolhidos conforme seu estatuto. A CDL POA e os autor(es) deste documento não se responsabilizam por quaisquer decisões e ações tomadas com base nas informações e análises presentes nesses informativos.

12 abril 2013