Continuamos ao seu lado para recriar e fortalecer ainda mais o varejo.

Vamos superar esta crise e sairemos ainda mais fortes.

#VamosEmFrente é mais do que uma campanha. É o manifesto que sintetiza a nossa vontade como Entidade que sempre trabalhou para o desenvolvimento de negócios: o de seguir adiante dentro dos desafios que nos são impostos e de olhar em frente para construir um novo varejo, em uma nova realidade. O #VamosEmFrente tem como objetivo conectar o varejo e toda sua cadeia, buscando compartilhar boas práticas e inspirando a inovação para a continuidade e o crescimento sustentável de todos os setores da economia.

A CDL PORTO ALEGRE SEMPRE FOI PARCEIRA DO SEU NEGÓCIO.

CONHEÇA AS NOSSAS SOLUÇÕES E SAIBA O QUE PODEMOS FAZER POR VOCÊ.

RECRIE O VAREJO

CONHEÇA AS BOAS PRÁTICAS QUE VAREJISTAS DE DIVERSOS SEGMENTOS ESTÃO APLICANDO PARA TRANSPOR A CRISE.

Empresários de diferentes segmentos do comércio e do varejo gaúchos se reúnem para compartilhar as boas práticas que têm adotado para transpor a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Ao divulgar estas ideias, a CDL Porto Alegre pretende auxiliar outros negócios a se prepararem para a retomada das atividades comerciais com mais força e novas estratégias.
As Boas Práticas serão segmentadas por temas, com a apresentação de cases.
Boa leitura!

VENDA SOLIDÁRIA
Marcas de moda se unem para impulsionar vendas online e doações de alimentos

Reserva e Schutz firmam parceria para converter vendas em refeições para pessoas em vulnerabilidade social. Toda comercialização do site da Schutz, entre os dias 4 e 10 de maio, contribuirá para o Projeto 1P=5P, do Grupo Reserva, que reverte roupas em pratos de comida.

 

Reserva + Shultz

Reserva é um grupo com cinco marcas do setor de vestuário com mais de 110 lojas no País. Shultz é uma marca do Grupo Arezzo&CO. com dezenas de lojas de calçados nas capitais do Brasil e nos EUA.

VENDA SOLIDÁRIA
Venda de bonecas de pano viabiliza doações destinadas à luta contra o coronavírus

Com a parceria das lojas Pompéia e Gang, Instituto Lins Ferrão lança a coleção ‘Bonecas do Bem’, produzida por pessoas com vulnerabilidade social. A venda dos brinquedos acontece no e-commerce das lojas e o valor arrecadado será destinado a ações de combate à Covid-19.

 

Grupo Lins Ferrão

Atua no setor de vestuário com as Lojas Pompéia e Gang. O Instituto Lins Ferrão é o braço social do Grupo, que possui mais de 115 lojas e 3,5 mil colaboradores no RS e em SC.

VENDA SEGURA
Carrefour se torna referência em seguridade sanitária para varejo alimentar brasileiro durante a pandemia

A produção de uma cartilha de boas práticas para evitar a disseminação do coronavírus dentro e fora das lojas foi uma das medidas adotadas com eficiência logo no início crise. O Grupo também congelou preços de 200 produtos de marca própria por dois meses.

 

Grupo Carrefour Brasil

Rede internacional de hipermercados, de origem francesa, com cerca de 10 mil unidades em mais de 30 países e 400 mil funcionários. No Brasil, possui 160 lojas em 14 estados.

VENDA ONLINE
Plataforma de vendas pelo WhatsApp usa sistema de localização para aproximar vendedores e clientes

A Via Varejo criou uma plataforma de vendas online que oferece um sistema mais humanizado para compras. A novidade minimizou os impactos severos da crise do coronavírus em sua rede de lojas Casas Bahia e Ponto Frio, e auxiliou o reequilíbrio do faturamento.

 

Via Varejo

Empresa do comércio varejista responsável pelas redes de lojas Casas Bahia e Ponto Frio, além de seus e-commerces. Ao todo são 1,7 mil lojas em todo o Brasil.

VENDAS ONLINE
Projeto Parceiros Magalu alavanca vendas digitais com a participação de microempresas e profissionais autônomos

O Magazine Luiza acelerou o projeto Parceiros Magalu, que já estava em andamento, e impulsionou seu faturamento durante a quarentena permitindo que outros comerciantes vendam produtos na plataforma online. A iniciativa também ajuda trabalhadores informais a ganharem uma renda extra.

 

Magazine Luiza

Rede varejista de eletrônicos e móveis, fundada em 1957 no interior de São Paulo, com mais de 1 mil lojas em todo o país e 40 mil funcionários.

EFICIÊNCIA EM VENDAS
A empresa Meia & Cia adaptou as vendas durante a pandemia e conquistou seu melhor faturamento dos últimos 5 anos

Da loja física à venda de produtos em malas. Saber adaptar a operação diante das adversidades torna a empresa mais dinâmica e aberta às demandas do mercado. Foi assim com a Meia & Cia que, com uma retomada ágil, apostou no WhatsApp para atender clientes e faturar como nunca!

 

Meia & Cia

Loja de vestuário especializada no segmento Sleepwear, representante da marca Lupo, com sede em Canoas (RS).

VENDAS ONLINE
Saiba como sobreviver à pandemia apostando em tecnologia e vendas online

Grupo Reserva investe em tecnologia e inteligência artificial para fazer o negócio rodar mesmo durante a crise do coronavírus. Para isso, intensificou as vendas online, aumentou o contato com o cliente, flexibilizou pagamentos a parceiras, e propiciou novos empregos.

 

Grupo Reserva

Com as cinco marcas, Reserva, Reserva Mini, Ahlma, Oficina Reserva e Eva, conquistou mais de 110 lojas (das quais, 50 franqueadas) e distribuição em 1,5 mil lojas multimarcas.

VENDAS ONLINE
Qualificação profissional para ampliar vendas online e superar a crise

Olympikus lança plataforma digital para apoiar profissionais autônomos e colaborar com a produção da indústria. O projeto impulsiona as vendas online de artigos esportivos, gerando qualificação e renda extra aos vendedores, e aumentando a visibilidade da marca no mercado. 

 

Olympikus

Marca do grupo Vulcabras Azaleia, está no mercado há 45 anos e é considerada uma das maiores do segmento de varejo esportivo no Brasil.

VEJA MAIS CASES AQUI:

VENDAS ONLINE

VENDAS ONLINE E EFICIÊNCIA DE PROCESSOS NA QUARENTENA

Para quem investiu em e-commerce, este é o momento para sair na frente e suprir as lacunas comerciais que surgiram com a pandemia do coronavírus. É o caso da Ferragem Thony, que investiu ainda mais nas vendas online e, agora, colhe os frutos desse trabalho.

Ricardo Oliveira: Sócio-diretor da empresa Ferragem Thony e proprietário da Bike Village, em Porto Alegre. Vice-presidente de Relações com o Mercado da CDL POA

GESTÃO DE PESSOAS

EQUILÍBRIO ENTRE A GESTÃO DE PESSOAS E AS CONTAS EM DIA

Planejamento e análise do ambiente são o ponto de partida para o equilíbrio financeiro e uma gestão de pessoas eficiente durante a crise. Utilizando adiantamento de férias e suspensão dos contratos, a Casa do Pão de Queijo evitou demissões e prejuízos.

Octávio Scheibe: Sócio-proprietário da empresa Casa do Pão de Queijo, no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre. Vice-presidente Administrativo e Financeiro da CDL POA.

NOVO BUSINESS

DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO NEGÓCIO EM MEIO À CRISE 

Planejamento e análise do ambiente são o ponto de partida para o equilíbrio financeiro e uma gestão de pessoas eficiente durante a crise. Utilizando adiantamento de férias e suspensão dos contratos, a Casa do Pão de Queijo evitou demissões e prejuízos.

Carlos Klein: Sócio-proprietário da empresa Ishtar Alfaiataria Feminina, em Porto Alegre. Diretor de Micro e Pequenas Empresas da CDL POA.

SERVIÇO SEGURO

MEDIDAS SANITÁRIAS RIGOROSAS PODEM ATRAIR MAIS CLIENTES

Como fazer o cliente voltar a frequentar sua loja em meio à crise do coronavírus? Saúde, higiene e limpeza são as palavras-chave. Mais do que seguir o protocolo determinado, pense em modalidades de serviços que supram as necessidades deste novo modo de consumir.

Rômulo Figurelli: Sócio-proprietário das empresas Blow e Espaço Dellas, em Porto Alegre. Vice-presidente de Micro e Pequenas Empresas da CDL POA.

EFICIÊNCIA EM VENDAS

AÇÕES INOVADORAS CONSEGUEM NORMALIZAR O FATURAMENTO DA EMPRESA

Manter a receita de uma empresa tem sido uma tarefa árdua em tempos de Covid-19. Ainda mais atenta às necessidades do mercado, a Elevato equilibrou o faturamento organizando o time, enxugando despesas, qualificando funcionários e investindo em vendas online.

Irio Piva: Sócio-proprietário do Grupo Elevato, lojas em Porto Alegre e no Interior do Estado. Presidente da CDL POA.

SERVIÇO SEGURO

COMPRA SEGURA GARANTE FATURAMENTO ACIMA DO MERCADO

A Bellenzier Pneus investiu em medidas para garantir uma compra segura e valorizou o contato próximo ao cliente pelas plataformas digitais. Como resultado, a empresa conquistou um percentual de venda superior à média do segmento durante a pandemia.

Nilva Bellenzier: Sócia-proprietária da empresa Bellenzier Pneus, lojas em Porto Alegre e no Interior do RS e de SC. Vice-presidente da CDL POA.

EFICIÊNCIA EM VENDAS

AUTOMAÇÃO DE RECEBIMENTO COMO SAÍDA PARA PAGAMENTOS EM DIA

A Quero-Quero adaptou o negócio para facilitar aos clientes o pagamento de suas dívidas, com uma operação montada na área externa das lojas. E investindo em vendas online garantiu um faturamento acima do esperado.

Peter Furukawa: CEO das Lojas Quero-Quero S.A., empresa gaúcha com mais de 350 lojas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Vice-presidente da CDL POA.

EFICIÊNCIA EM VENDAS

A NECESSIDADE DO CLIENTE CONVERTIDA EM VENDA FUTURA

A Wind Charter entendeu que era possível faturar mesmo com a proibição dos serviços náuticos para turismo durante a pandemia. Os relatos dos clientes sobre a necessidade de convívio social ao ar livre e a impossibilidade de contato com a natureza foram o start para a implementação da venda futura, que fez o caixa da empresa girar novamente.

Tiago Jacobus: Representante Comercial da empresa Wind Charter, sede em Porto Alegre com atuação principal em Paraty (RJ) e serviços na América Central, Ásia e Europa. Diretor da CDL POA.

VENDAS ONLINE

Com WhatsApp, Magazine Luiza mantém relacionamento com clientes e garante faturamento

Magazine Luiza desenvolve software para aplicativo de bate-papo que propicia atuação online dos vendedores de loja física, ampliação da carteira de clientes e equilíbrio no faturamento da empresa, mesmo durante o impedimento das operações com a pandemia do coronavírus.

Geovane Konrath: Gerente Regional de Operações de Loja do Magazine Luiza, empresa com mais de mil lojas distribuídas em todos os estados do país. Diretor da CDL POA.

Tem ou conhece uma história que possa inspirar outros varejistas? Compartilhe com a CDL POA através do e-mail vamosemfrente@cdlpoa.com.br

VEJA O QUE FAZER PELO SEU NEGÓCIO AGORA!

Dicas práticas para você aplicar na sua empresa.

ESTEJA INFORMADO SEMPRE.

A atualização de informações do coronavírus é constante. A sua empresa precisa estar informada sobre as novidades e repercussões no Brasil e no mundo para buscar adaptação e flexibilização de processos. Acompanhe as nossas redes sociais, site e e-mails para receber conteúdos a respeito do tema. Além disso, recomendamos que você siga portais de notícias, pois estão liberados os conteúdos sobre o coronavírus na maioria deles.

PRESERVE O CAIXA! ISSO É O MAIS IMPORTANTE NESSE MOMENTO.

Sem caixa, a empresa não sobrevive. O lucro deve ficar em segundo plano agora. Como não sabemos a extensão do surto de coronavírus, é necessário ser radical na administração de caixa. A situação é emergencial. Se você precisa de crédito, aja agora! Não deixe pra depois.

POTENCIALIZE O E-COMMERCE E O DELIVERY COMO ESTRATÉGIAS DE VENDA.

Aprimorar soluções de vendas através de canais eletrônicos e da entrega em domicílio são essenciais para ajudar na composição das receitas. Diante das crescentes restrições ao livre trânsito de mão de obra e do receio de contaminação, essas são estratégias importantes para o momento.

REAVALIE A NECESSIDADE DE NOVAS COMPRAS.

Neste momento, é necessário que sejam avaliadas todas as compras para as lojas. Em alguns casos, não é preciso aumentar o estoque ou repor mercadorias, porque muitos produtos poderão ter menor saída nas próximas semanas. Avalie profundamente as necessidades do seu negócio.

AVALIE DECISÕES DE LONGO PRAZO

As atualizações acerca da COVID-19 são bastante frequentes. Portanto, orientamos que você monitore os acontecimentos e esteja preparado para mudanças de cenários. Esteja sempre informado para buscar novas adaptações e flexibilizações em sua loja.

SE ESTIVER OPERANDO, TENHA EM TODA LOJA MATERIAIS DE HIGIENIZAÇÃO PARA O CLIENTE.

O cliente necessita se sentir seguro dentro de sua loja. Por isso, disponibilize álcool em gel em diversos pontos do estabelecimento. Além disso, mostre que os procedimentos como descontaminação de produtos e superfícies e limpeza dos ambientes são realizados com frequência.

E-BOOKS

Baixe nossos e-books exclusivos com informações relevantes, dicas e cases para apoiar a estratégia da sua empresa.

COMO AS REDES SOCIAIS PODEM AJUDAR O SEU NEGÓCIO DURANTE O PERÍODO DE CRISE
MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO DE CONSUMO QUE PODEM PERMANECER APÓS A CRISE
MEDIDAS PARA MANUTENÇÃO DOS EMPREGOS.
COMO IMPULSIONAR AS VENDAS PELO WHATSAPP
5 DICAS PARA IMPLEMENTAR O SERVIÇO DE DELIVERY.

 

COMO FAZER COMPRAS ONLINE

COM SEGURANÇA.

 

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AGORA NÃO SErá DIFERENTE.

Conheça algumas das nossas soluções e

saiba o que podemos fazer por você:

CRÉDITO GARANTIDO

Para que se preocupar com a inadimplencia se você pode evitá-la? Com o Crédito Garantido você reforça sua operação de venda a prazo com a certeza do recebimento dos valores negociados.

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Aumente as vendas de forma inteligente, conceda crédito na medida certa para consumidores e empresas com baixo risco de inadimplência. O que era bom ficou ainda mellhor!

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Recupere suas dívidas com quem oferece as melhores práticas de cobrança. Conheça os serviços de recuperação de crédito da CDL POA.

e agora, o que fazer com o seu estoque?

É fundamental o varejo utilizar seus recursos nos produtos que realmente vão vender, e criar ações para vender o que está em estoque.

Pensando nas consequências que o coronavírus trará para o varejo, a James Tip, parceira da CDL POA no InfoHub, quer disponibilizar gratuitamente sua Inteligência Artificial para que o impacto econômico e social seja minimizado.

Com a classificação exclusiva do InfoHub, o varejista consegue visualizar, de forma simplificada, quais os principais produtos que deve focar neste período de queda de faturamento. A classificação permite ao varejista priorizar o que mais lhe rende retorno, e, portanto, comprar os produtos que serão vendidos

AS CAPACITAÇÕES

DA CDL POA ESTÃO

DE VOLTA!

AGORA EM UM NOVO FORMATO:
TOTALMENTE ONLINE para que você e sua equipe possam se qualificar de onde estiverem, de forma prática, otimizada e com profissionais capacitados.