Um novo momento para o comércio – Por Irio Piva


Um novo momento para o comércio – Por Irio Piva

21


JUNHO, 2021

Notícias

Os resultados das vendas neste mês de junho apontam para uma recuperação do segmento de vestuário e calçados, um dos que mais sofreu com a pandemia. Nas últimas semanas, lojistas têm relatado um forte crescimento nas vendas, puxado pelo frio, que sempre ajudou o comércio, e pela data comemorativa do Dia dos Namorados. Além disso, a vacinação de mais de 50% dos porto-alegrenses maiores de 18 anos também contribuiu para que a data dos Namorados superasse o Dia das Mães em otimismo. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, no Rio Grande do Sul, o volume de vendas de tecidos, vestuários e calçados caiu 17,1% nos últimos 12 meses até abril.

Por sua vez, o varejo ampliado, nessa mesma base de comparação, apresenta queda de 0,4%. Os dados mostram que a pandemia foi extremamente difícil para uns e mais branda para outros. O fato é que essa dicotomia não faz bem para ninguém. Portanto, um aceno de retomada das lojas de roupas e calçados traz esperança e otimismo para a sociedade. Empresários relatam que os dias antecedentes à última data comemorativa foram os melhores em comercialização, desde os primeiros registros da chegada do Coronavírus no Rio Grande do Sul, em março de 2020. Significa que, de um novo jeito, e com segurança sanitária, as pessoas começam a retornar às suas atividades. Mostra que o estado de espírito para o autocuidado e o bem-estar coletivo se fazem presentes, e a perspectiva é de superação para todas as barreiras criadas pela crise.

Durante a pandemia, os empresários imprimiram ações heróicas para manterem-se vivos. Com foco no cliente, empreenderam todos os esforços para garantir a segurança a fim de continuar atendendo às necessidades de cada região. Podemos verificar que a economia está vivendo um cenário totalmente novo no varejo, que é a soma do que foi o comércio pré-pandemia e dos hábitos adquiridos durante a convivência com o vírus. Uma nova realidade de consumo se configura a partir do novo comportamento e mobilidade possíveis, como o menor contato físico, as entregas e o trabalho remoto. É para esta nova realidade que convocamos os lojistas e convidamos os consumidores a aproveitarem o novo momento.

Irio Piva – Empresário e Presidente da CDL Porto Alegre

*Artigo publicado no Jornal do Comércio – Edição impressa em 21 de junho de 2021.

Data

21 junho 2021

Compartilhe