Tecnologia no varejo: o que mudou com a pandemia?

A tecnologia no varejo serve como meio para facilitar os processos da loja, a tomada de decisões do lojista e muito mais. Sabe como? Descubra Aqui!

A pandemia da Covid-19, ao mesmo tempo que impactou diretamente o comércio e o trabalho dos lojistas, também serviu como incentivo para que novas e modernas soluções fossem adotadas pelo segmento, como o uso da tecnologia no varejo.

Contudo, quais foram as medidas adotadas para dar continuidade nas vendas, o que isso alterou no modo de trabalhar e quais são as expectativas para o futuro? Para responder a estas e outras perguntas, preparamos este artigo. Acompanhe!

Qual a importância da tecnologia no varejo?

Em primeiro lugar, é relevante destacar que a importância da tecnologia no varejo vai muito além de facilitar os processos de venda para os lojistas. Durante a pandemia, por exemplo, as vendas online foram a saída para muitos empreendedores manterem vivos os seus negócios.

Conforme um relatório divulgado pela Mastercard SpendingPulse, especialista em pesquisas envolvendo o setor do varejo, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020, comparado com o ano anterior. Um dos principais fatores para este aumento foram as restrições do comércio em todo o Brasil em alguns períodos do ano passado.

Além disso, outra prova de que o comportamento dos consumidores mudou é que na Black Friday de 2020, tradicional evento para impulsionar os lucros, as vendas em lojas físicas, no varejo, diminuíram 25% com relação a 2019. Enquanto isso, as compras por e-commerce cresceram 21%.

Como a tecnologia no varejo mudou o mercado?

Como mostramos acima, o comportamento dos consumidores foi alterado com a pandemia. Porém, antes mesmo do Coronavírus afetar toda a população mundial, a tecnologia no varejo já estava bastante presente.

Atualmente, para uma empresa que busca ter sucesso é indispensável fazer bom uso, além de e-commerces e marketplaces, das redes sociais. Ferramentas como o Instagram Shopping auxiliam as lojas a criarem vitrines virtuais dentro do Instagram, Facebook, entre outras plataformas.

Adotar soluções tecnológicas e modernas serve para manter o seu negócio dentro das tendências do mercado. Você também ganha uma série de benefícios, tais como:

  • Mais vendas;
  • Melhor alcance de marca;
  • Maior engajamento com o público;
  • Evolução da experiência do consumidor;
  • Aumento da produtividade;
  • Otimização de processos;
  • E muito mais!

Outras tecnologias bastante utilizadas no varejo

Chegou a hora de mostrarmos a você quais são as tecnologias mais utilizadas no varejo, que servem para facilitar os processos no dia a dia das lojas, assim como garantir mais vendas e uma melhor organização da empresa.

Vale ressaltar que, como já falamos sobre e-commerces, marketplaces e redes sociais, eles não estarão presentes nesta lista. Confira!

  1. Inteligência Artificial: uma das principais inovações da modernidade, a Inteligência Artificial está presente em muitos processos. No varejo, é ela a responsável por fazer recomendações de produtos a você, bem como o atendimento por chatbots no e-commerce, gestão de estoque, previsão de logística, personalização de ofertas, entre outros. Confira a solução da James Tip, parceira da CDL POA, para melhor gerenciamento de estoque aqui.

 

  1. Big Data: diz respeito ao conjunto de dados que todo negócio emite, como número de vendas, variações de preço e afins. Se bem armazenados, eles servem para, depois de analisados de forma eficiente, gerar novas ideias e informações importantes para o planejamento das ações futuras da loja. O cruzamento de dados ajuda a identificar o comportamento do seu consumidor e a preparar a melhor oferta para ele, conforme suas preferências. Ou seja, o Big Data se trata sobre a inteligência de dados analíticos para políticas de crédito – análise e concessão.

 

  1. Computação em nuvem: garante a descentralização dos dados em um único lugar, fazendo com que eles possam ser acessados de diferentes plataformas, onde você estiver. Isso agiliza os processos da sua loja e a sua tomada de decisão, já que não precisa estar em um local específico para ter acesso às informações da sua loja.

 

  1. Pagamentos digitais: permitem que o consumidor faça o pagamento da fatura ou do valor à vista através de aplicativos, como o WhatsApp Payment, PayPal, PicPay, PIX, cartões de débito, crédito, entre outros. A tecnologia elimina a obrigatoriedade de métodos convencionais, como cheques ou ter o dinheiro na mão. Além disso, as transferências podem ser feitas instantaneamente, como o caso do PIX, por exemplo.

Como será o futuro da tecnologia no varejo?

Com soluções inovadoras e modernas surgindo a cada dia é possível afirmar que o futuro do varejo está na tecnologia.

Isso significa que as lojas físicas deixarão de existir? De forma alguma!

Sempre terão aquelas pessoas que preferem se deslocar até a loja para analisar os produtos pessoalmente, tirar suas dúvidas com o vendedor ou simplesmente aquelas que não têm muita confiança nas compras online.

Entretanto, para não sair perdendo e ficar para trás da concorrência, você, lojista, precisa ter em mente que chegou a hora de planejar sua marca dentro da internet. Se já faz isso, continue e sempre busque aprimorar suas estratégias.

Gostou deste conteúdo?

Caso você tenha gostado de aprender sobre a tecnologia no varejo, continue acompanhando os artigos no blog da CDL Porto Alegre.

CONFIRA OUTROS MATERIAIS DA CDL POA SOBRE O TEMA

Data

13 julho 2021

Compartilhe