Quais plataformas digitais devo usar para divulgar o meu negócio?

Quais plataformas digitais devo usar para divulgar o meu negócio?

03

JUNHO, 2021

Notícias

As plataformas digitais são essenciais para a apresentação e a divulgação de qualquer negócio. A empresa deve se preocupar com elas e, para isso, compreendê-las da melhor forma possível. No caso das redes sociais, você não precisa – e nem deve – estar em todas disponíveis somente com o intuito de marcar presença. Mas, nas que escolher atuar, é importante mantê-las sempre atualizadas, alimentadas e atentas a interações. Não há nada mais negativo do que entrar em um perfil de rede social de uma empresa e verificar que a última atualização aconteceu há um ano. Especialmente os pequenos negócios podem se beneficiar muito das redes gratuitas, que podem funcionar como uma vitrine para exibir seus produtos e impulsionar suas vendas.

Então, para isso, desenvolvemos uma guia que aborda aspectos das principais plataformas disponíveis, para que você possa identificar as que melhor se encaixam com o seu público. Neste conteúdo, vamos falar um pouco sobre o site, o e-mail, o WhatsApp e as redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn. 

Como utilizar o site para a divulgação do meu negócio? 

Possuir um site é uma forma simples de ser encontrado na internet. É como ter seu próprio endereço online. Além de dados atualizados, como telefone, endereço, você pode incluir ali desde informações essenciais, imagens e produtos até textos mais elaborados, com o objetivo de tornar-se referência no segmento em que atua. O site também pode ser muito mais, a depender do que se investe nele, inclusive uma plataforma de vendas (e-commerce) ou um link direto de interação, via chat, com o consumidor.  

Meu site no Google 

Para aparecer nas primeiras posições de busca do Google, as empresas costumam ‘turbinar’ seus sites com informações relevantes, pois quanto mais acessados, mais relevantes se tornam e mais notados ficam pelos algoritmos dos sistemas de busca. Esse trabalho chama-se SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de mecanismos de busca, em tradução livre, e é amplamente trabalhado pelos profissionais do marketing digital. Entendemos aqui que, do simples ao sofisticado, o site possui relevância na vida da maior parte dos negócios, pequenos ou grandes. 

 Como utilizar o e-mail para a divulgação do meu negócio? 

A divulgação realizada via disparos de e-mails é uma prática muito comum. Para que ela aconteça, é importante que exista um endereço de e-mail corporativo e uma lista atualizada dos destinatários. No mercado do marketing digital, existem inúmeras ferramentas que organizam conteúdos e disparos de e-mails para as chamadas jornadas de compra. O objetivo é entregar conteúdos relevantes e atrair os possíveis clientes para as plataformas da empresa, a fim de deixá-los informados sobre seus produtos e ‘prontos’ para uma abordagem comercial.  

Importante lembrar das regras 

Várias regras orbitam o universo dos envios de e-mails, as mais importantes são as que tratam da privacidade da opção de não receber mais os conteúdos, por isso, antes de utilizar este canal para a divulgação, busque informar-se ou contrate um profissional especializado. 

 Como utilizar o WhatsApp para a divulgação do meu negócio? 

A utilização do WhatsApp para a divulgação deve seguir algumas práticas importantes, como não criar grupos de clientes para divulgações, mas listas de transmissão, com linguagem no singular. Não enviar apenas promoções, mas conteúdos relevantes. Além disso, uma dica valiosa é evitar o envio de áudios, ou ser muito objetivo em respostas em áudio.  

O WhatsApp Business  

Para a interação realizada pelas empresas, a recomendação é o WhatsApp Business, no qual podem ser definidos horários de atendimento. É possível também marcar as conversas importantes com tags, além de programar mensagens automáticas. É essencial ressaltar que qualquer pessoa pode denunciar um contato de WhatsApp se achar seu conteúdo incômodo, e a plataforma pode bloquear a empresa.  Então, a dica é enviar conteúdo ou promoções bacanas e com espaçamento ente eles. Temos um e-book a respeito do WhatsApp Business que pode ser baixado aqui.

 Como utilizar o Facebook para a divulgação do meu negócio? 

O Facebook é uma rede social em que todos estão, mas que tem entrado em desuso por muitos usuários. Seu algoritmo é o que menos entrega organicamente os posts aos seguidores. Entretanto, funciona quase como um site, é uma referência e um espaço de interação. Se o seu público final é a pessoa física, deixe seu Facebook bem cuidado, como uma vitrine, atualizada e organizada. Além disso, esteja sempre atento a todos os comentários e perguntas, respondendo-os sempre. A criatividade, o fazer rir e a interação são as receitas para uma boa atuação na plataforma.  

Como utilizar o Instagram para a divulgação do meu negócio? 

O Instagram pode ser considerada a rede social do momento para muitos usuários. Com um grande apelo de imagens e textos de engajamento, tem tido relevância nas transmissões ao vivo (lives) para a apresentação e a venda produtos. Uma dica decisiva é acompanhar os posts desde a primeira hora e continuar monitorando. Postar e ‘sair correndo’ não favorecerá o engajamento, e o conteúdo morrerá. Aproveite também o recurso do Instagram Stories para conteúdos rápidos e interativos, como enquetes e caixas de perguntas.

 Engajamento é tudo 

Aliás, é o engajamento que faz com que os conteúdos sejam tratados como relevantes perante os algoritmos das redes. A recomendação é utilizar perguntas ou fortes afirmações que tirem o usuário da zona de conforto, chamando para um ‘call to action’. Durante a interação, pode acontecer uma rica troca de informações em que os clientes realmente dizem o que querem e gostam. O que faz sucesso são os posts com likes, comentários e compartilhamento.  

Como utilizar o LinkedIn para a divulgação do meu negócio? 

O LinkedIn é a maior rede social para profissionais do mundo. Para os negócios B2B (business to business), é considerada a melhor rede para criação de relacionamento. Além disso, os especialistas destacam que um post na rede profissional é entregue a cerca de 70% da rede dos usuários. Em comparação, o Facebook entrega a 5% ou 10%, e o Instagram, 15%, em média. Uma excelente ferramenta para a empresa que vende para outras empresas, especialmente no segmento de serviços.

Além de criar a página do seu negócio na rede social, que tem como objetivo realizar publicações frequentes a respeito da empresa, é possível instigar interações e compartilhar as postagens através do seu perfil pessoal.

Aproveite todos os recursos digitais para divulgar a sua empresa e fazer mais negócios.

Você pode fazer o download de nossos materiais a respeito dos temas aqui:

Como aumentar engajamento nas Redes Sociais

Atendimento por WhatsApp

Dicas essenciais para o seu negócio

Como impulsionar vendas pelo WhatsApp

Dicas para implementar o serviço de delivery

 

Data

03 junho 2021

Compartilhe