Pronampe auxilia micro e pequenas empresas na pandemia com concessão de crédito

JULHO, 2020

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE), desenvolvido pelo governo federal, é destinado ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas, instituído pela Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020.

Com o Pronampe, as operações de crédito poderão ser utilizadas para investimentos e capital de giro isolado ou associado ao investimento. Isso significa que as micro e pequenas empresas poderão usar os recursos obtidos para realizar investimentos (adquirir máquinas e equipamentos, realizar reformas) e/ou para despesas operacionais (salário dos funcionários, pagamento de contas como água, luz, aluguel, compra de matérias primas, mercadorias, entre outras).

O prazo máximo de pagamento das operações contratadas no âmbito do Pronampe é de 36 meses. As instituições financeiras que aderirem ao Programa poderão requerer a garantia do Fundo Garantidor de Operação – FGO, regido pela lei 12.087 de 2009 e administrado pelo Banco do Brasil, em até 100% (cem por cento) do valor da operação.

Dados: Governo Federal

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

14 julho 2020