O que faz clientes desistirem das compras no ambiente físico e no digital?

Mesmo com a pandemia sendo atenuada com o avanço da vacinação, as compras online seguirão tendo uma grande importância, mas o atendimento presencial volta a ter relevância no cenário do varejo. Com a balança mais equilibrada entre vendas online e físicas, é preciso ter atenção tanto no e-commerce quanto no estabelecimento.

Confira a lista de pontos que podem levar os clientes a desistirem das compras:

No e-commerce

Cadastros muito longos: quanto mais tempo o usuário perder fazendo o cadastro, maior a chance       de ele desistir da compra. Faça o formulário apenas com o que é essencial para a compra. Deixe as pesquisas para outro momento.

Site instável: busque por um servidor que atenda ao fluxo de seu site para que ele se mantenha. Se a plataforma cair durante a compra, a chance de o cliente voltar é bem pequena. Além disso, é preciso que a página seja otimizada e não demore para carregar.

Interação ágil: caso você disponibilize interação via algum chat ou aplicativo, é preciso ter um tempo de resposta curto e automatizar uma mensagem inicial para o cliente.

Prazos de entrega muito longos: quanto maior o prazo e o valor do frete, menor a chance de a pessoa querer finalizar a compra. Por isso, deixe bem claro em seu site essas informações.

Lojas físicas

Cuidados com higiene e limpeza: deixar claro que o estabelecimento se preocupa com as normas de saúde vigentes chega a ser um atrativo para os clientes. Por isso, manter frascos de álcool em gel disponíveis e a loja organizada e limpa é muito importante.

Filas longas: quanto maior a fila, menor a paciência das pessoas. Cuide para que nos horários de maior movimento tenha mais caixas funcionando.

Formas de pagamento: além de aceitar o maior número possível de cartões, é preciso buscar mais alternativas de pagamento instantâneo, como leitura de QR Code e PIX.

Data

12 agosto 2021

Compartilhe