CDL POA apoia Campanha de revitalização ‘Primavere-se’ promovida pela Prefeitura da Capital

Ao todo, são 2,6 mil mudas e 3,7 mil flores para o ajardinamento e requalificação de espaços urbanos

 

Foi pelas mãos de 20 crianças atendidas pelo Centro Infantil Renascer da Esperança que a Capital deu as boas-vindas oficiais à primavera. Os pequenos participaram do ato simbólico de plantio de flores realizado na Praça Brigadeiro Sampaio, marcando o início da campanha Primavere-se, ação da Prefeitura de Porto Alegre (PMPA), que visa a incentivar a adoção de canteiros, rótulas e praças, devolvendo a autoestima das comunidades por meio do seu embelezamento.

A iniciativa, criada em conjunto pelas secretarias municipais de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Smpae) e de Parcerias (SMP), conta com o apoio da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. Nesta primeira etapa, CDL POA contribuiu para a doação de 2,6 mil mudas e 3,7 mil flores, junto às empresas Talo Gestão de Patrimônio e floricultura Blumengarten, para o ajardinamento e requalificação de espaços urbanos em diversos bairros da cidade. A CDL POA tem contribuído com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre em diversas ações para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade, principalmente durante a pandemia.

O local escolhido para o lançamento da campanha possui um caráter simbólico. Localizada no Centro Histórico, a Brigadeiro Sampaio é a praça mais antiga de Porto Alegre e traz em sua história a triste marca de ter ficado conhecida como o Largo da Forca, local onde ocorriam execuções de pessoas condenadas à morte. Coube a Mario Quintana dar outra característica ao espaço, que hoje também é lembrado por ser o reduto escolhido pelo poeta para a composição de poemas.

Para o prefeito Sebastião Melo, a primavera é o momento ideal para despertar nas pessoas o sentimento de que os espaços públicos lhes pertencem. “São os pequenos gestos, como o plantio de um jardim, que contagiam aos poucos a comunidade. Temos que valorizar aquilo que há de mais belo, pois representamos uma esmagadora maioria disposta a melhorar a nossa cidade”, afirmou o prefeito Sebastião Melo.

“Sob a orientação do prefeito Melo, estamos trabalhando para tornar Porto Alegre uma cidade com mais qualidade de vida. No entanto, isso só será possível com a participação de todos. Cabe a cada um de nós zelar pelos espaços públicos, fiscalizando e denunciando atos de vandalismo e depredação”, lembrou o secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.

Lançado em março deste ano, o programa Seja Parceiro de Porto Alegre ampliou em 65% o número de adoções do município. Neste período, foram assinadas 19 adoções de praças, 26 de rótulas ou canteiros e os 750 metros do Muro da Mauá. Além disso, foram recebidas dez doações, entre elas a revitalização da Fonte Talavera e a grafitagem de seis pilares da Elevada da Conceição. No total, são 117 adoções ou doações vigentes na Capital.

A secretária Municipal de Parcerias, Ana Pellini, destacou a mobilização de diversos setores da sociedade em prol das adoções de espaços públicos e o engajamento da comunidade em torno destas ações. “A flor é uma coisa que eleva a autoestima da cidade como um todo. Muitos dizem que Porto Alegre não possui a cultura de cuidar dos espaços públicos, mas nós achamos que é hora de provar o contrário. É notória a disposição em ajudar. Vamos, juntos, melhorar a cidade”, disse.

Além das mudas já doadas, a prefeitura receberá outras colaborações para a campanha Primavere-se. O Exército Brasileiro, em parceria com a comunidade, irá se encarregar dos serviços de zeladoria da Praça Brigadeiro Sampaio. A Ceasa/RS irá vender a preço de custo mudas e flores a serem adquiridas por parceiros ou patrocinadores, potencializando ainda mais as ações. Os interessados em adotar um espaço deverão entrar em contato com a Diretoria de Parcerias Comunitárias da SMP, pelo telefone (51) 3289-4678 ou pelo e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br.

Sobre o Centro Infantil Renascer da Esperança – O Centro Infantil Renascer da Esperança foi fundado em 1996, por Rozeli da Silva, uma funcionária pública do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A organização, localizada no bairro Restinga, atende crianças e adolescentes de 0 a 17 anos. O espaço conta com serviços de maternidade, educação infantil, oficinas de esportes, habilidades e oferece café da manhã, almoço e café da tarde.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Data

22 setembro 2021

Compartilhe