Chefes comandam, líderes inspiram

MAIO, 2019

Qual dos dois é você? Entenda as diferenças e confira dicas para se tornar um bom líder

Não é preciso ter uma longa trajetória no mercado de trabalho para já ter vivenciado uma das principais máximas sobre o tema liderança: um líder pode ser um chefe, mas um chefe pode não ser um líder. Embora muitas vezes sejam utilizadas como sinônimos, as duas palavras, no contexto de uma empresa, não poderiam ser mais diferentes. Enquanto o chefe é aquele que ocupa um cargo e é responsável direto por um grupo de pessoas, o líder é aquela figura inspiradora que, não raro, impacta positivamente no desempenho de uma equipe.

Chefes gostam da sensação de poder. Têm apreço por comandar pessoas, impor ordens, centralizar tarefas e olhar apenas para os resultados. Na maior parte das vezes, são temidos e de poucas palavras. Não incentivam o diálogo com os subordinados – é assim que eles enxergam as pessoas no ambiente de trabalho – e não têm muito interesse na troca de experiências. Aliás, é difícil relatar um problema ou pedir um conselho; eles geralmente não estão abertos a este tipo de contato. Chefes não perdem tempo com palavras de motivação porque acreditam que realizar um trabalho excelente é o mínimo que o funcionário pode fazer. Quando isso não acontece, eles são os primeiros a apontar os erros e a jogar as responsabilidades na equipe. Mas, quando o resultado é positivo, os chefes aparecem como protagonistas diante do grupo.

Líderes são bem diferentes, a começar pela posição que ocupam nas empresas. Eles podem estar em alguma função de destaque, comandando alguma tarefa, ou podem ser membros de equipes e até ocupar um cargo de pouca projeção. Líderes conduzem as pessoas; são capazes de inspirá-las. Quando estão no comando de uma equipe, mostram a direção que deve ser seguida – e vão na frente, abrindo caminho e o encorajando quem vem atrás – ou melhor, ao lado. Ao contrário do chefe, líderes não são temidos; mas respeitados. Enxergam cada particularidade do seu grupo de trabalho; conseguem desenvolver o potencial de seus times. Para eles, o poder é uma responsabilidade a ser dividida. Assim, quando uma tarefa é bem-sucedida, ela é resultado do trabalho coletivo – da mesma forma que, quando a entrega não é realizada conforme o esperado, o desempenho ruim deve ser compartilhado por todo o grupo.

CINCO DICAS PARA SER UM BOM LÍDER

1 – NUNCA PARE DE ESTUDAR

Líderes estudam, se preparam, se atualizam. Vão atrás de informações novas que podem ajudar no seu próprio desenvolvimento e no desenvolvimento de suas equipes;

2 – BUSQUE A EXCELÊNCIA

Esteja sempre em busca da melhor versão de você mesmo, tanto no âmbito profissional quanto no âmbito pessoal. Identifique seus pontos fracos e trabalhe continuamente em melhorias;

3 – DELEGUE TAREFAS

Aprender a delegar tarefas é o primeiro passo no caminho para se tornar um bom líder. Defina as suas prioridades, faça um planejamento e compartilhe responsabilidades com a sua equipe;

4 – TIRE PROJETOS DA GAVETA

Depois de definir prioridades, planejar e delegar tarefas, você terá tempo para tirar da gaveta os projetos que ainda não foram executados – e que farão de você um líder ainda melhor;

5 – EXECUTE AS SUAS IDEIAS

Não adianta nada planejar e não executar. Não meça esforços para atingir as suas metas e melhorar o engajamento do seu time.

___________________________________________________________________________
Você também pode gostar de:

21 maio 2019