Comunicado aos empresários varejistas gaúchos
19
MARÇO, 2020
Notícias
Os efeitos do coronavírus (Covid-19) estão disseminados em todo o País e impactam, além da saúde das comunidades, os negócios locais e a geração de renda. Com atenção máxima para a preservação da vida, a CDL Porto Alegre recomenda que sejam seguidas as orientações dos órgãos públicos de saúde, redobrando os cuidados com procedimentos de higienização dos locais de circulação e coletivos, de funcionários, clientes e produtos.
No que tange à manutenção dos serviços e operações de varejo de todo o Rio Grande do Sul, a CDL Porto Alegre vem executando ações para melhor auxiliar neste momento de crise. Assim, para superar os efeitos da disseminação do vírus, foi instituído na última segunda-feira (16), um Comitê Especial, com membros da Diretoria da Entidade e representantes de instituições do segmento. Dentre as providências em execução, o Comitê elaborou um Guia de Boas Práticas com a análise das medidas governamentais de enfrentamento ao coronavírus e dicas práticas para os lojistas. O conteúdo está disponível no site da Entidade.
Dentre as recomendações sugeridas aos empresários neste Guia de Boas Práticas está a preservação de caixa como prioridade máxima. Para isso, a CDL POA indica a negociação de prazos com fornecedores e, se houver necessidade de crédito, a solicitação antecipada e ágil; a liberação para o teletrabalho dos colaboradores; possível concessão de férias coletivas; redução e eliminação de custos; implementação de novas modalidades de venda como e-commerce ou delivery; contatos com clientes pelos canais digitais.
Para o cenário econômico, foi elaborada uma avaliação técnica das medidas do Governo Federal para amenizar os efeitos do coronavírus. Segundo os especialistas que compõem o Comitê da CDL POA, haverá um choque negativo sobre a renda disponível, sobretudo a dos mais vulneráveis, como os idosos, e as dificuldades de caixa das empresas. Como medida atenuante, não só consumidores e empresas inadimplentes contarão com a prorrogação de dívidas por 60 dias, como também aqueles com boa capacidade de pagamento poderão ter vantagens para renegociar as condições das operações de crédito já vigentes. Além disso, haverá aumento do limite de recursos para a tomada de empréstimos. Da mesma forma, o Governo Federal apresentou a liberação de valores que somam R$ 147,3 bilhões para a manutenção de empregos, consumo e saúde pública.
O Comitê da CDL POA está em contato constante com os Poderes Executivos Estadual e Municipal, acompanhando as decisões e decretos governamentais, que definirão o funcionamento do comércio e seu respectivo regramento. Nossa preocupação é constante com os lojistas e impactos causados pela crise nos negócios e empregos. A partir dos decretos governamentais, compartilharemos dicas para os lojistas adequarem suas operações e dentro do possível, minimizar impactos causados pela disseminação da Covid-19.
Atenta ao cenário e aliada ao varejo, a CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas do Estado e auxiliar a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.