Como o Cadastro Positivo auxilia o cliente a ampliar seu crédito para consumo

Como o Cadastro Positivo auxilia o cliente a ampliar seu crédito para consumo

27

MAIO, 2021

Notícias

Para entender mais sobre o Cadastro Positivo, devemos primeiro compreender o significado de ‘score’, que representa a pontuação que cada pessoa física (CPF) possui, de acordo com seu histórico de pagamentos. Antes da implementação do Cadastro Positivo, as empresas dispunham apenas das informações negativas dos clientes para decidirem pela aprovação ou não de créditos. O não pagamento de uma dívida, muitas vezes, inviabilizava uma compra parcelada. O método acabava por negar crédito a pessoas que tinham condição de pagar e apresentava juros altos como estratégia de garantia para as empresas.  

O surgimento do Cadastro Positivo  

No Brasil, o Cadastro Positivo se tornou lei em 2011, mas passou a funcionar vigorosamente a partir de 2019, quando todas as pessoas foram incluídas nele, valendo o sistema ‘opt out’, ou seja, se desejar sair, o cidadão deve solicitar. O Cadastro Positivo guarda informações das contas que você paga, como empréstimos e financiamentos e contas de serviços continuados (como energia, água, telefone etc.). A partir dele, empresas podem consultar seu score para fazer uma análise de crédito melhor e poder oferecer condições de venda a prazo mais adequadas para o seu perfil.  

Como cuidar do seu score  

Nos países onde o Cadastro Positivo foi introduzido, os juros e a inadimplência diminuíram, e a facilidade na obtenção de crédito aumentou. Os juros recuam porque, com maior quantidade de informações sobre o consumidor, o risco nas operações de crédito reduz, e as empresas têm mais condições de oferecer taxas e parcelas adequadas ao perfil de cada consumidor. O consumidor pode, e deve, se preocupar com o seu score pagando suas contas em dia ou até antecipadamente. Deste modo, caso haja alguma cobrança em aberto, por motivo de força maior, você não será prejudicado na totalidade de sua pontuação.   

Na prática  

É importante lembrar que o Cadastro Positivo não mostra às empresas a sua renda ou seu salário. Também não expõe o seu saldo bancário, seu limite de cartões de crédito ou detalhes de suas despesas. Você pode consultar sempre, e gratuitamente, o seu score e suas informações do Cadastro Positivo. 

 

Data

27 maio 2021

Compartilhe