Como ampliar minha carteira de clientes?

A carteira de clientes é composta por um registro de toda a rede de relacionamento comercial de uma empresa. Com ela, é estabelecida uma convivência na qual podem ser oferecidos produtos e serviços, resolver pendências e gerar indicações para novos negócios. As informações da carteira de clientes devem ser constantemente atualizadas e nutridas de aspectos relevantes, como o histórico de contatos realizado entre as partes. Existem no mercado diversas soluções para organizar a carteira, especialmente de CRM mas, a depender do tamanho da empresa, a construção da carteira pode ser iniciada de forma interna e, conforme for crescendo, incorporar um sistema operacional posteriormente.  

Para que os clientes desejem fazer parte e, especialmente, queiram continuar a integrar a carteira de clientes de uma empresa, é preciso oferecer conteúdos relevantes, um site inteligente e funcional e que a empresa seja reconhecida como autoridade em seu segmento. 

É importante ressaltar que mensagens com informações padronizadas, sem relevância, mal elaboradas podem acabar afastando o cliente. A insistência é ruim em qualquer plataforma, os contatos devem ser relevantes, com informações ricas, bem escritas e atrativas. Devem seguir uma linguagem apropriada, que converse com o destinatário para que a leitura seja agradável.

As informações levadas aos clientes também devem obedecer a uma ordem, respeitando o nível de envolvimento em que ele se encontra com a empresa. Por exemplo, existem mensagens para clientes em prospecção, outra para clientes que realizam a primeira compra, outra para o contumaz. É crucial saber em que etapa se encontra cada um, deste modo o marketing digital pode acontecer de forma assertiva.  

Por fim, toda a equipe deve estar motivada e atuar de acordo com a estratégia de manutenção da carteira de clientes. Capacitação e investimento nas pessoas fazem a diferença neste momento. Cada contato importa, independentemente de ser virtual ou presencial. A linguagem deve ser única, pois, para o cliente, a empresa é um organismo só.  

 

Data

06 maio 2021

Compartilhe