CDL POA recebe prefeito Sebastião Melo para debater avanços na cidade para 2021


CDL POA recebe prefeito Sebastião Melo para debater avanços na cidade para 2021

28


JUNHO, 2021

Notícias

Na reunião virtual da diretoria da CDL Porto Alegre desta segunda-feira (28), os dirigentes receberam o prefeito da Capital, Sebastião Melo, para avaliar os avanços da Capital e as demandas dos setores do varejo, comércio e serviços para o segundo semestre. O presidente da Entidade, Irio Piva, fez a abertura do encontro e pontuou as ações da CDL POA que vão ao encontro do desenvolvimento da cidade e colaboraram para o controle da disseminação do coronavírus, em 2021.

“Neste longo período, nos unimos a ações que verdadeiramente fizessem diferença na nossa sociedade. Contribuímos para o POA QUE DOA, apoiando a arrecadação de donativos para pessoas de baixa renda. Estamos engajados à campanha Unidos pela Vacina no Rio Grande do Sul, para dar ainda mais força à imunização contra a Covid-19 e frear a pandemia, mobilizando lojistas. Também estamos organizando uma doação de cestas básicas para os profissionais da cultura que estão passando por necessidades severas, e isso será feito através da Secretaria Municipal de Cultura. Ainda, queremos contribuir com o projeto de revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre, região considerada um polo do varejo. Para isso, queremos adotar a Praça Osvaldo Cruz, que fica no entroncamento entre as Ruas Voluntários da Pátria e Pinto Bandeira, e contribuir para o fortalecimento do comércio local”, salientou Irio Piva.

Os membros da diretoria da CDL POA e do conselho deliberativo encaminharam questionamentos ao prefeito, como entraves da mobilidade urbana, investimentos na ocupação do 4° Distrito, limpeza urbana, preservação dos passeios públicos, resolução sobre os tombamentos de prédios históricos, tributações, ocupação da orla do Guaíba no Centro, estímulo ao turismo náutico, entre outros. Melo se colocou aberto ao diálogo com empresários para o desenvolvimento do município: “A cidade estava carente de diálogo. Não vamos inventar a roda, queremos fazer a cidade funcionar”.

Em resposta às questões pontuadas pelos lojistas, o prefeito municipal assegurou que não trabalhará com o aumento da carga tributária, solicitou apoio para a eficiência da coleta seletiva nas empresas – que impacta na sustentabilidade ambiental e na geração de emprego e renda. Já a revitalização das calçadas e passeios deverá ser feita pela Prefeitura na Região Central, como modelo para outros bairros, visto que a preservação dessas áreas é de reponsabilidade dos proprietários imobiliários. Melo também falou sobre uma parceria público privada para o estímulo à prática de esportes e turismo náuticos, assim como uma análise consistente que está sendo feita para tornar atrativa a revitalização de edificações históricas na Região Central, o que estimulará o retorno de moradores e a circulação comercial. Quanto à mobilidade urbana, comentou que é preciso frear os gastos, como de empresas deficitárias que trazem um custo 20% superior aos cofres públicos do que as demais, da mesma categoria. “Vamos deixar a cidade mais atrativa, com mais inovação, menos tarifaria, e sem paternalismo. Assim, poderemos ter uma vida melhor e uma cidade melhor”, garantiu o gestor municipal.

Data

28 junho 2021

Compartilhe