Capacitação da CDL POA mostra como pensar diferente para inovar e construir resultados

A terceira capacitação gratuita da campanha da CDL POA “O Varejo não pode parar”, nesta quarta-feira (12), contou com a apresentação do especialista em Marketing, Franchising e Educação Corporativa, o empresário Rafael Wainberg. O evento virtual “Construindo Resultados” mostrou aos participantes que a mudança é essencial para a obtenção de resultados nos negócios e na vida. 

O especialista Rafael Wainberg, explicou aos participantes que o aprendizado deve acontecer a partir de aspectos que não podem ser encontrados no Google, ou seja, que envolvem a inteligência emocional e a mudança de padrões mentais. Para isso, o indivíduo deve encontrar um propósito a ser seguido e “se deu frio na barriga, vai!”, recomenda. Para uma vida criativa, é necessário conquistar a sabedoria produtiva, que é diferente de estar muito ocupado o tempo todo. 

A definição de visão e mindset foram utilizadas pelo empresário para explicar porque existem atitudes diferentes diante dos mesmos problemas. “Olhamos o mundo através das nossas lentes e, a partir disso, tomamos as decisões”, explica. O mindset, ou modo como se configura a mente, pode ser moldado, como explica o conceito de neuroplasticidade – a capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se em nível estrutural e funcional. O mindset ‘fixo’ está nas pessoas que acreditam que suas habilidades são inatas, e o mindset ‘de crescimento’ está atrelado aos que entendem que o esforço pode transformar suas capacidades. As tentativas e as falhas fazem parte do aprendizado. 

Wainberg elucida que a vida é uma série interminável de problemas. A questão é saber escolher quais você quer. “A felicidade está em resolver problemas”, cita. Por exemplo, fazer um churrasco é resolver uma série de problemas, como comprar carvão, assar e lavar a louça. A vida deve ter metas, a metáfora de uma capa de revista pode ser utilizada pela pessoa para saber qual é o impacto que ela quer causar no mundo. 

O conceito de produtividade “fazer tudo que precisa ser feito com eficácia e eficiência” deve incluir o tempo para fazer o que se deseja, aponta o empresário. “Felicidade são experiências de prazer e propósito ao longo do tempo. Sua felicidade é determinada pela maneira como você aloca sua atenção”, ressalta Wainberg. 

Em vez de sentir-se mal por não ter conseguido fazer algo que gostaria no dia, o especialista recomenda não dizer a si mesmo ‘estou sem tempo’, mas, sim, ‘eu priorizei outras coisas’ e seguir em frente, sem culpas. Para a organização do dia, Wainberg apresentou duas plataformas gratuitas que podem ser utilizadas para organização de compromisso e prioridades profissionais e pessoais, são elas a Todoist e a Google Agenda. “Estar com tudo na cabeça gera ansiedade”, aponta. 

O último bloco da capacitação tratou da temática da criatividade, que deve fluir por meio de práticas simples que visam aumentar o foco, como o Mindfulness. O consultor ressalta que a prática não se trata de relaxamento, esvaziamento da mente ou religião e que é utilizada por grandes corporações em todo o mundo. O Mindfulness consiste em parar e prestar a atenção na respiração, sair do piloto automático do dia a dia. “A prática aumenta espaço entre estímulo e resposta, promovendo um poder de escolha para respostas aos problemas que se apresentam”, explica Wainberg, que finalizou a capacitação com uma prática de Mindfulness entres os participantes.  

Confira a programação completa

Data

13 maio 2021

Compartilhe