fbpx

Você sabe quanto vale o seu tempo?

22

NOVEMBRO, 2019

Notícias

Entender o valor e o preço das coisas e o que isso tem a ver com o seu tempo é o primeiro passo para controlar as finanças, entendendo o valor e o preço das coisas. No episódio desta semana da série Seu Dinheiro Vale Mais, a CDL Porto Alegre e a jornalista de economia do Grupo RBS, Giane Guerra, respondem à pergunta: tempo é dinheiro, ou dinheiro é tempo?

Dizem que tempo é dinheiro. Mas a Giane Guerra garante: dinheiro é tempo! Para isso, é preciso pensar quanto custa a hora de trabalho de uma pessoa, ou seja, quanto se ganha por hora trabalhada, por dia trabalhado. E no momento da compra é importante entender quanto aquele bem, produto ou serviço custaria do tempo de trabalho. Quanto tempo precisaria trabalhar para pagar aquilo.

Para entender quanto custa a hora de trabalho, basta entrar em contato com o departamento de recursos humanos da empresa ou fazer o cálculo a partir do valor do salário líquido (aquele com todos os descontos básicos já feitos), dividindo esse valor pela quantidade de horas trabalhadas em um mês. O resultado disso é o valor ganho por hora trabalhada. E aí é possível fazer também esse comparativo.

Então, o tempo pode custar valores diferentes para cada pessoa. Mas para todas, o valor do tempo significa o quanto vale, por exemplo, deixar de estar em casa com a família, de fazer coisas que se gosta. Essa conversão é muito importante para as pessoas saberem o quanto vale o esforço feito para comprar daquele produto tão almejado.

Outra dica necessária: valor é diferente de preço. Preço é a quantidade de dinheiro que é dado na hora de comprar um produto. Valor é o que aquilo significa. Então, se uma pessoa sabe o quanto de trabalho foi preciso para adquirir algo, é possível saber qual o valor desse bem. Esse exercício é básico na educação financeira, para gastar com consciência e gastar bem!

Confira as dicas de economia de Giane Guerra, em parceria com a CDL POA:

 

__________________________________________________________________________

> Toda semana a jornalista Giane Guerra e a CDL POA publicam um novo vídeo com dicas de economia para os consumidores poderem usar melhor o seu dinheiro.