Varejo do RS atingiu em dezembro o maior patamar de vendas desde 2000

12

FEVEREIRO, 2019

Notícias

As lojas do RS tiveram o melhor crescimento do país na pesquisa do IBGE.

As vendas do varejo do Rio Grande do Sul cresceram 3,5% em dezembro sobre novembro, já com o ajuste sazonal feito pelo IBGE. Foi o maior avanço do país. Aliás, a média nacional apontou um recuo de 0,1% no comércio, puxado pelos supermercados. Segundo análise do instituto, houve impacto do preço da carne na redução dessas vendas.

Com o crescimento em volume, o patamar de vendas na pesquisa do IBGE atingiu 105,8 pontos em dezembro. Foi o maior nível histórico da pesquisa iniciada em janeiro de 2000, destaca o economista-chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL), Oscar Frank.

Novembro já tinha registrado um avanço forte. Naquele mês, sobre outubro, o aumento foi de 3%. Lembrando que teve a Black Friday, liquidação realizada no dia 29.

Na comparação com dezembro de 2018, o varejo gaúcho também vendeu mais. O crescimento foi de 3%, o que serve de referência para a comparação de desempenho das vendas de Natal.

Fechamento de 2019

No fechamento de 2019, portanto, as vendas do varejo gaúcho cresceram 1,5%. O desempenho fica um pouco abaixo da média nacional, que teve avanço de 1,8%.

Ao longo do ano, o melhor desempenho ficou com as lojas de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+12,3%). Em segundo lugar, aparece o segmento de Tecido, Vestuário e Calçados (+8,2%).

Varejo ampliado

O IBGE também calcula o desempenho do que chama de varejo ampliado, quando acrescenta os segmentos de veículos e materiais de construção. Nesse caso, o crescimento de vendas foi ainda maior, de +2,4%. O resultado positivo é puxado pela venda de veículos, motos e peças, que cresceu 7,2%, já que as lojas de materiais de construção tiveram queda de 0,7%.

Fonte: Site GZH – Coluna Giane Guerra