fbpx

Setor de serviços do RS tem primeiro crescimento em seis meses

13

JUNHO, 2019

Notícias

Após um tombo, o setor de serviços teve em abril o primeiro crescimento no Rio Grande do Sul desde outubro do ano passado. Foi avanço forte, de 5,4%, mas sobre uma base fraca, já que março tinha registrado o pior patamar da série histórica do IBGE.

Com o avanço, o setor subiu para 86 pontos. Não volta, portanto, nem para o nível de janeiro de 2019. Nesta comparação, não há detalhes sobre o desempenho dos segmentos na pesquisa do instituto.

— De qualquer forma, o nível de atividade dos serviços em abril permaneceu 1,1% abaixo do patamar de dezembro de 2018. Ou seja, reforça o quão difícil foi o cenário econômico no primeiro quadrimestre do ano. Além disso, estamos 16,9% distantes do pico da série histórica, atingida em outubro de 2014. O crescimento necessário, somente para devolver essas perdas, é de 20,3% — calcula Oscar Frank, economista-chefe da CDL Porto Alegre.

Apesar do crescimento sobre março, as demais comparações em destaque na pesquisa do IBGE ainda trazem quedas no setor de serviços do Rio Grande do Sul. Em relação a abril de 2018, o recuo é de 1,9%. No acumulado de janeiro a abril, a queda é de 2%.

Pior desempenho no acumulado do ano:

Outros serviços -11,1%

Melhor desempenho:

Serviços profissionais, administrativos e complementares +3,8%

 

Fonte: Coluna Giane Guerra – Site GZH