RECRIE O VAREJO: Com o WhatsApp, Magazine Luiza mantém relacionamento com clientes e garante faturamento

MAIO, 2020

Magazine Luiza desenvolve software para aplicativo de bate-papo que propicia atuação online dos vendedores de loja física, ampliação da carteira de clientes e equilíbrio no faturamento da empresa, mesmo durante o impedimento das operações com a pandemia do coronavírus.

Veja o passo a passo deste processo:

CONHEÇA A EMPRESA

>> Magazine Luiza

Características do negócio
– Setor de eletroeletrônicos e móveis
– Lojas de rua e shoppings centers
– Grande Porte

Problema
Como aumentar o faturamento e cobrir as despesas durante a crise do coronavírus?

PLANO DE AÇÃO

Passo 1: Análise da operação. Sob o comando de Geovane estão 25 lojas, localizadas nas regiões Metropolitana e Serra, mas apenas 19 tiveram autorização para abertura durante a pandemia.

Passo 2: Criação de software para viabilizar as vendas por WhatsApp e o trabalho dos vendedores de loja física, que estavam em home office. É válido salientar que o Magazine Luiza já atua com e-commerce e tem um time exclusivo para esta modalidade.

Passo 3: Implementar operação de vendas por WhatsApp. Todos os vendedores de loja física foram cadastrados na nova central de vendas online por meio de seus smartphones.

Passo 4: Otimização da carteira de clientes, verificando os que não faziam compras há mais tempo e fazendo contato por mensagem via WhatsApp ou por chamada de voz.

Passo 5: Operação de venda online. Contato inicial com o cliente por WhatsApp, verificando suas necessidades e enviando link com os produtos. Após escolha dos itens de compra, o vendedor envia outro link para pagamento.

Passo 6: Vendas por redes sociais. Os vendedores online também foram autorizados a comercializar diretamente pelos seus perfis pessoais no Facebook e no Instagram, aumentando a capacidade de operação.

Passo 7: Ampliação da modalidade de venda ‘Parceiro Magalu’. Facilitação para outras empresas venderem dentro do site do Magazine Luiza, reduzindo processo de adesão com cadastro online, rápida análise do perfil e fácil inserção do mix de produtos próprios.

Passo 8: Frete gratuito para o cliente e, em muitos casos, agilizando entregas no mesmo dia da compra.

RESULTADOS

Manutenção do contato com os clientes ativos e retomada do relacionamento com inativos. As vendas pelas redes sociais dos vendedores de loja física, diretamente de suas casas, ampliaram o banco de dados da loja. As vendas online permitiram que, mesmo fechadas, as lojas pudessem bater todos os dias suas metas de faturamento. Neste novo cenário, a comercialização em tempos de Covid-19 representa 60% do faturamento habitual e vem melhorando conforme a queda do número de casos da doença e a consequente flexibilização do isolamento social no RS.

Geovane Konrath
Gerente Regional de Operações de Loja do Magazine Luiza, empresa com mais de mil lojas distribuídas em todos os estados do país. Diretor da CDL POA.

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.