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Notícias CDL POA

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Hábito de poupar para filhos sobe de 51% para 59% neste ano 16 OUTUBRO, 2019 Notícias Passou de 51% para 59% o número de pessoas que afirmam ter o hábito de poupar para os filhos em 2019. Um aumento de 8 pontos porcentuais com relação ao ano passado, segundo pesquisa...

Por quanto tempo é necessário guardar comprovantes de contas pagas?

Por quanto tempo é necessário guardar comprovantes de contas pagas? 15 OUTUBRO, 2019 Notícias A CDL POA explica que, dependendo do tipo do documento, não é preciso mantê-lo guardado por muitos anos, como faz grande parte dos consumidoresApós o recebimento da...

Fique bem informado – 14 out

Fique bem informado 14 OUTUBRO, 2019 Notícias Veja os destaques do economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank: Relatório FOCUS: IPCA menor em 2019 e 2020 reforça tendência de queda da Taxa SELICAs projeções sobre o PIB da economia brasileira em 2019 e 2020 permaneceram...

COLUNA DO ECONOMISTA

OSCAR FRANK

Confira análises do Economista-Chefe da CDL POA.

ESPAÇO DOS ESPECIALISTAS

Dicas de profissionais
para o varejo

GABRIELA GIOVANNINI
Sócia-diretora da Perky Shoes

Venda da Copa frustra o comércio

Comercialização na Capital alcançou menos do que a metade do esperado, dizem entidades Pesquisas realizadas por entidades do comércio varejista apontam que as vendas das lojas da Capital durante os primeiros dias da Copa do Mundo não tiveram os resultados esperados. De acordo com levantamento realizado pela CDL Porto Alegre, a estimativa de consumo dos turistas para o primeiro final de semana do Mundial deveria ser de R$ 19 milhões, porém, as vendas alcançaram menos da metade deste valor, R$ 8 milhões.“A expectativa é de que os próximos jogos tragam resultados mais significativos em nossas lojas”, comentou o presidente da entidade, Gustavo Schifino. “Soma-se a esse cenário o impacto negativo da Copa no consumo do Dia dos Namorados, tendo em vista o fechamento das lojas no horário dos jogos, e o fato de o mês de junho ter um sábado a menos. Poderemos ter o pior desempenho do varejo no período dos últimos cinco anos”. A projeção inicial da CDL Porto Alegre é de que o evento injete no varejo da cidade cerca de R$ 101.803 milhões. Schifino ainda aposta que a presença cada vez maior de turistas possa reverter esse panorama atual. Levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre indica que as vendas no dia do primeiro jogo do Brasil, 12 de junho, e no dia do primeiro jogo em Porto Alegre não foram positivas. Para 80% dos entrevistados, as vendas diminuíram em função do fechamento antecipado das lojas e da insegurança da população devido aos protestos. A média da queda em vendas foi de 35% em relação ao mesmo período do ano passado. O primeiro jogo em Porto Alegre aconteceu no último domingo, e 73% dos lojistas consultados não abriram. Os 28% que abriram as lojas relatam queda média de 31% nas vendas. Apesar disso, 67% dos consultados afirmam que as lojas estão realizando ações especiais, como decoração temática. E em 59% dos estabelecimentos há empregados que se comunicam em outros idiomas. O comportamento do comércio foi parecido quanto ao horário de funcionamento das lojas, com 91% das lojas fechadas durante o jogo da Seleção Brasileira, sendo que 23% delas fechou uma hora antes do início da partida. Segundo os entrevistados, esta realidade deve se repetir nos demais jogos da Seleção. O levantamento ainda mostra que 81% das lojas não reabriram após o jogo. Quanto ao público, 25% dos lojistas recebeu estrangeiros nas lojas, sendo que as origens mais frequentes são Argentina, Uruguai, Honduras, Austrália, Chile, França e China. Apesar dos números, os lojistas dos segmentos esportivos e de vestuário são os mais beneficiados, com a venda de peças nas cores do Brasil, além das camisetas de seleções. Estes revelam aumento de 7% nas vendas, na comparação com o ano passado. A opinião geral dos lojistas é de que as vendas ainda podem melhorar com o decorrer do evento. Porém, há segmentos que não percebem alteração em razão da vinda de turistas, como por exemplo, material de construção, calçados, cosméticos e perfumaria. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o resultado era esperado. “Nos dias de jogos, realmente, a movimentação nas ruas e shoppings cai, pois todos estão focados em assistir a Seleção. Porém, continuamos considerando o evento positivo e uma oportunidade para o comércio da cidade. Lojas que sabem aproveitar o momento estão lucrando ao expor produtos nas cores dos países que vieram para Porto Alegre, por exemplo. A evolução do Brasil na competição também vai motivar o consumidor”, afirma. Refeição em bares e restaurantes encarece no mês Nas últimas duas semanas, a inflação em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre tem sido puxada, entre outros itens, pela variação dos preços em bares e restaurantes. Com a Copa do Mundo e a maior movimentação de pessoas assistindo aos jogos fora de casa, os preços podem avançar ainda mais. As refeições em bares e restaurantes de Porto Alegre registraram inflação de 0,28% na primeira semana e 0,83% na segunda semana, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). À primeira vista, o número pode parecer baixo, mas segundo a FGV o item aparece entre os principais que contribuíram para a inflação no período. Por isso, ao sair para assistir aos jogos da Copa cuidado com a empolgação, pois ela pode custar caro. Em São Paulo, a inflação de bares e restaurantes foi de 1,02% na pesquisa da primeira semana de junho e 0,9% na da segunda semana. A variação apurada se refere ao aumento de preços registrado nas últimas quatro semanas anteriores à divulgação, tecnicamente chamada de inflação quadrissemanal. No caso do Rio de Janeiro, os preços subiram 0,68% na primeira semana e 0,59% na segunda semana. O índice oficial de inflação (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) de junho ainda não foi divulgado, mas até maio acumula alta de 3,33%. As refeições fora de casa sofreram aumento de preços um ponto percentual acima do IPCA (4,33%). A alimentação fora de domicílio, que também inclui o consumo de bebidas, doces e outros, sobe 4,46% no ano.

À espera da salvação

De acordo com o levantamento realizado pela CDL Porto Alegre, a estimativa de consumo dos turistas para o primeiro fim de semana do Mundial deveria ser de R$ 19 milhões, porém, até agora, as vendas alcançaram somente R$ 8 milhões (matéria nesta edição). Não precisava ter bola de cristal, porque o horário das lojas encurtou. E da metade do mês em diante, o dinheiro também começa a encurtar. A salvação está nos turistas.

Inscrições abertas para curso de Certificação de Gerente Lojista

Estabelecer estratégias para alcançar os objetivos das empresas é fundamental para qualificar o atendimento e o serviço prestado ao consumidor. Para desenvolver essas qualidades, a CDL Porto Alegre promove a especialização exclusiva da organização, o curso de Certificação de Gerente Lojista para todos os segmentos do varejo, de pequeno a médio porte. As inscrições já estão abertas para as novas turmas com vagas limitadas. O curso ocorrerá entre 9 de agosto e 8 de outubro, de segunda a quinta-feira. Os participantes terão dois turnos disponíveis: 8h30 às 12h30 ou 18h30 às 22h30. Desde 2012 apresenta ferramentas para desenvolver as práticas profissionais multidisciplinares na gestão de varejo de todos os portes e segmentos. Outro diferencial para os profissionais é a possibilidade de participar gratuitamente em workshops produzidos pelo Instituto CDL. Valores 1º lote (até 30/06/2014) R$ 2.600,00 (associada CDL POA e ABF) R$ 3.000,00 (público geral) 2º lote (a partir de 01/07/2014) R$ 2.860,00 (associada CDL POA e ABF) R$ 3.300,00 (público geral) Para efetuar a inscrição e para mais informações, entre em contato pelo telefone 30178080 ou pelo e-mail institutocdl@institutocdl.org.br. Rua Senhor dos Passos, 235, 1º andar – Centro – Porto Alegre/RS

Abertas inscrições para certificação Loja Sustentável

Empresas preocupadas com a preservação ambiental e que adotem processos de sustentabilidade podem inscrever ações no programa A certificação Loja Sustentável, promovida pela CDL Porto Alegre, chega à 3ª edição e as empresas interessadas podem fazer suas inscrições. O objetivo é instigar a adoção de práticas sustentáveis no setor varejista e dar reconhecimento às iniciativas espontâneas provenientes do segmento empresarial que objetivam instituir um maior equilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico e meio ambiente. Essas iniciativas podem incluir, por exemplo, desde boas práticas de utilização de insumos (economia de água, papel, energia elétrica e etc.) até a educação ambiental dos colaboradores. “A sustentabilidade é um dos assuntos mais em voga atualmente. Os consumidores estão atentos a esse tema e têm buscado, cada vez mais, por empresas ecologicamente corretas. Dentro deste cenário mundial de consciência coletiva, lançamos esta certificação para o varejo”, afirma a vice-presidente de Sustentabilidade e Relações Políticas da CDL Porto Alegre, Nilva Bellenzier. A CDL Porto Alegre irá eleger, com parceria técnica da EDS Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, as melhores práticas com a Certificação Loja Sustentável. Os estabelecimentos com classificação igual ou superior a “satisfatório” receberão o selo “Loja Sustentável 2014”. A loja que mais se destacar receberá o Troféu Loja Sustentável e todos terão assessoria técnica pós-projeto para o desenvolvimento de melhorias do mesmo. Podem participar lojas associadas à CDL Porto Alegre que estejam em dia com suas obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e que tenham, no mínimo, seis meses de existência. Não associados da CDL poderão fazer uma associação especial para participar da certificação. Todas as informações sobre o programa e a ficha de inscrição podem ser encontradas no site www.cdlpoa.com.br/lojasustentavel. Informações para lojistas podem ser adquiridas pelo telefone 3017-8000.

Dia dos Namorados não resiste a jogos da Copa

As vendas no varejo na semana que antecede o Dia dos Namorados (de 6 a 12 de junho) cresceram 0,5% na comparação com a mesma semana do ano passado, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia dos Namorados 2014. Esse foi o resultado mais fraco do varejo para a data comemorativa desde o ano de 2009. Apesar da tendência de desaceleração, o incremento nas vendas foi mais expressivo em 2010 (10,9%), 2011 (8,6%), 2012 (5,2%), 2013 (4,4%). Em 2009, houve queda de 1,7%. De acordo com a Serasa, somente no final de semana antes do dia 12 (de 6 a 8 de junho), as vendas subiram 1% em relação ao fim de semana equivalente de 2013.Na capital paulista, o movimento foi contrário. Houve retração de 0,6% nas vendas durante a semana e de 1,7% durante o final de semana. Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, um dos fatores que influenciaram negativamente o setor foi a coincidência da data com a abertura da Copa do Mundo. Além disso, dizem, o fraco desempenho das vendas dos Dias dos Namorados em 2014 reflete também o encarecimento do crédito, o baixo grau de confiança dos brasileiros e a inflação em patamar elevado, o que reduz o poder de compra dos consumidores. Já a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que as vendas no comércio na semana anterior ao Dia dos Namorados caíram 8,63% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pela entidade confirmam que esse foi o pior resultado para a data nos últimos cinco anos. Em 2013, o movimento do comércio no período cresceu 7,7% em relação ao ano anterior. O indicador é extraído do banco de dados do SPC Brasil. A forte queda surpreendeu até mesmo os lojistas mais pessimistas, que já esperavam um desempenho fraco. “O comércio já tinha sofrido com resultados historicamente ruins neste ano com as vendas da Páscoa e do Dia das Mães, mas uma queda tão expressiva, de 8,63%, era algo que não estava nas nossas expectativas”, disse o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, por meio de nota divulgada pela entidade. A avaliação de Pellizzaro é de que o atual cenário de aperto monetário e de inflação alta tem prejudicado as vendas a prazo. “Além de todo esse contexto econômico, a abertura da Copa no dia 12 concorreu com o Dia dos Namorados e, de certa forma, contribuiu para essa queda. É natural que haja um redirecionamento de gastos, ou seja, parte do que ia ser investido no presente e nos encontros românticos foi gasto com comemorações em grupo para a Copa”, avalia o presidente da CNDL. Segundo a CNDL, o Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa para o comércio, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães. Na Capital, faturamento ficou abaixo do esperado O comércio de Porto Alegre faturou R$ 69 milhões com as vendas de Dia dos Namorados, incremento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, abaixo do esperado pelos empresários do setor. O levantamento realizado pela CDL Porto Alegre e Sindilojas Porto Alegre mostra que as vendas foram prejudicadas pela redução no horário de funcionamento das lojas em virtude da coincidência da data com o início da Copa do Mundo. “O desempenho abaixo do esperado foi causado pelo fechamento das lojas no horário do jogo do Brasil, desviando as atenções da data em virtude da Copa”, comentou o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o resultado não reflete a expectativa inicial para o Dia dos Namorados. “Apesar do preparo do comércio, a Copa do Mundo atraiu as atenções e expectativas do consumidor”, afirmou. Inadimplentes têm entre 21 e 40 anos A faixa etária de 21 a 40 anos concentra o maior percentual de inadimplentes, com 4,67% do total tendo algum cheque devolvido em maio, segundo dados da Telecheque. De acordo com o diretor de crédito e risco da instituição, Walter Alfieri, “os jovens que constituem a geração Y querem novidades tecnológicas, são ambiciosos e buscam através dos bens se destacar e dizer quem são”. Essas características, segundo ele, os levam a consumir produtos e serviços de maior valor agregado, tais como automóveis, motos, viagens, além de cursos de aprimoramento profissional. De acordo com o especialista, nesses segmentos, o cheque é um dos meios de pagamento mais utilizados. Ainda segundo a Telecheque, a segunda faixa etária que reuniu maior percentual de cheques devolvidos foi a que compreende pessoas entre 41 e 50 anos, considerada a geração X pela instituição, com 2,97%.

Curso sobre técnicas de atendimento

Em 26 de junho, das 19h15min às 22h15min, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL) realiza o workshop Atendimento excelente: Conquistando clientes. A capacitação tem o objetivo de desenvolver técnicas para aperfeiçoar o atendimento como diferencial competitivo, por meio de postura e comunicação adequadas no relacionamento com clientes. O curso pretende abordar erros básicos, os momentos do atendimento, características do vendedor e perfis de clientes. A palestra acontece no Instituto CDL, localizado na rua Senhor dos Passos, nº 235. Mais informações pelo telefone (51) 3017-8080.