Notícias CDL POA

Fique bem informado – 17 jun

Fique bem informado 17 JUNHO, 2019 Notícias Veja os destaques do economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank: Relatório FOCUS: projeção para a Taxa SELIC cai significativamente para o fim de 2019 e 2020; expectativas para o PIB diminuem novamenteAs expectativas para o...

Economia do RS tem melhor desempenho entre 13 Estados pesquisados pelo Banco Central

Economia do RS tem melhor desempenho entre 13 Estados pesquisados pelo Banco Central 17 JUNHO, 2019 Notícias Dado gaúcho aponta o maior crescimento em 2019, apesar do recuo de abrilA economia gaúcha recuou 0,83% em abril sobre março, com ajuste sazonal. O Índice de...

Quando a indicação vale mais que uma campanha de vendas

Quando a indicação vale mais que uma campanha de vendas 14 JUNHO, 2019 Notícias Recomendação interpessoal é uma excelente forma de atração e retenção de clientes Novos contextos, antigos costumes. Mesmo diante da infinidade de possibilidades que o marketing digital...

COLUNA DO ECONOMISTA

OSCAR FRANK

Confira análises do Economista-Chefe da CDL POA.

ESPAÇO DOS ESPECIALISTAS

Dicas de profissionais
para o varejo.

MAIO
FABIANA LAGO
Consultora e Coach de Imagem

Dia dos Namorados vs. Copa: comércio está perdendo

Aguardado com ansiedade pelo comércio, o Dia dos Namorados, este ano, chegará acompanhado da abertura da Copa do Mundo. Com o país vivendo a expectativa de sediar o campeonato e o clima da competição ganhando força, os estabelecimentos que lucram com a data se empenham para fisgar clientes e adiantar vendas e reservas. Gerente de uma loja de sapatos femininos na Assis Brasil, Maria Seloi Trindade Lenz, 43 anos, colocou bandeiras do Brasil em meio à decoração do Dia dos Namorados. Em frente ao estabelecimento, localizado na Avenida Assis Brasil, uma faixa convida as pessoas a se inspirarem na “Copa do Amor”. A ideia é fazer com que o clima da Copa incentive as compras na semana em que os assuntos ligados ao campeonato predominam. Ao mesmo tempo, a estratégia procura evitar que o Mundial desvie a atenção de uma das datas mais importantes para o comércio. – Em outros anos, esta já era uma semana bem movimentada, tinha clima de namorados. Agora o clima é de Copa, isso é totalmente novo pra nós – avalia Maria. Compra de presentes deve ser antecipada Amanhã, a loja onde Maria é gerente termina o expediente às 16h, três horas antes do habitual. Na sua avaliação, esta é uma faixa de horário preciosa para as vendas de última hora que acabará sendo perdida. O presidente da CDL de Porto Alegre, Gustavo Schifino, acredita que o maior volume de vendas de presentes vai concentrar-se até hoje, já que as lojas fecham mais cedo amanhã em função do primeiro jogo do Brasil. – Ninguém que tem namorado vai conseguir não dar presente em virtude da Copa- acredita Gustavo. Que tal comemorar a data hoje? Restaurantes da Capital estão incentivando os casais a comemorar a data hoje. O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SindPoa) está estimulando as reservas para que os clientes não percam os serviços especiais oferecidos na data. – Estamos alertando as pessoas a se organizarem. Se não, terá muita namorada brava – alerta a diretora do SindPoa, Fernanda Etchtare. O casal de policiais civis Marco Pinheiro Burlamaqui, 46 anos, e Lúcia de Fátima Lundin, 48 anos, já se programou: vai comemorar a data hoje, deixando a agenda livre para acompanhar a primeira partida do Brasil. – A data não importa, nesse caso – opina Marco.

Índice de inadimplentes desacelera 11,5%

Percentual de pessoas que se tornaram inadimplentes após 3 meses subiu 1,4 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2013, mas crescimento é menor que no mês anterior. Desta forma,
o índice de inadimplentes fechou maio deste ano em queda.

Disputa da semana: amor vs. Copa

As mostras de amor dos casais apaixonados devem ser mais comedidas no Dia dos Namorados deste ano. A estreia do Brasil na Copa do Mundo é o grande concorrente. A expectativa é que com horário de trabalho reduzido e jogo de futebol, o dinheiro seja investido em outras atividades. Por isso, a previsão é de crescimento de 1% nas vendas, o mais baixo em cinco anos, mostra pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Em Porto Alegre, uma pesquisa da CDL indica que metade dos consumidores pretende ir às compras para celebrar o dia 12 de junho. Roupas lideram a lista, com perfumaria em segundo lugar. Outro levantamento, esse divulgado pelo facilitador de pagamentos Mercado Pago, do Mercado Livre, mostra que 42% dos consumidores vai garantir o presente pela internet.

A confiança dos comerciantes

A CDL Porto Alegre orienta que o comércio da Capital abra normalmente suas portas durante a Copa para atender os milhares de turistas esperados. Segundo Sergio Galbinski, vice-presidente da entidade, o fato de o Executivo municipal não ter decretado feriado é algo positivo. “Isso é bom, pois os lojistas e vendedores poderão atingir suas metas de vendas.”

MP adia transparência fiscal

Medida provisória (MP) publicada ontem adiou para 1 de janeiro de 2015 a punição – que entraria em vigor na terça – às empresas que não discriminarem ICMS, PIS/Pasep, ISS, IOF, IPI, Cofins e Cide na nota fiscal ao consumidor. Até 31 de dezembro o trabalho será só de orientação ao varejo. A MP também regulamentou a lei (12.741/2012), que obriga estabelecimentos comerciais a informarem na nota, ou cupom fiscal, ou em local visível, os impostos embutidos no preço de produtos e serviços vendidos. Haverá ainda distinção sobre o quanto fica com a União, Estado e município. A exigência é vista como um ‘complicador’. Em princípio, para o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, o adiamento permitirá a 100% do setor se ajustar à lei. Mas é preciso examinar a regulamentação. Hoje 60% das 4 mil lojas no RS já discriminam o imposto na nota. ‘Se for para informar o imposto sobre o total não há problema, mas se for para discriminar produto por produto não há como cumprir’, adianta Longo. A Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV) fará encontros e seminários no Interior para tratar da aplicação da lei. Conforme o presidente da entidade, Vilson Noer, já ficou mais claro. Por exemplo, a uma farmácia, pequena ou microempresa, optante do Simples: ela poderá publicar só a média, percentual, do imposto cobrado no mix de produtos vendidos, em cartazes dentro do estabelecimento. Noer acha que o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que se dedica ao assunto, será a grande fonte da implementação da lei. ‘Eles têm os cálculos e os softwares’, diz. Agas, AGV e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre apoiam a lei da transparência fiscal. ‘Sempre defendemos isso e vemos ela como algo salutar à cidadania’, afirma o presidente da CDL, Gustavo Schifino. Na avaliação do dirigente, o custo em Tecnologia da Informação para a adequação do comércio à lei não deverá ser alto: a informação sobre a carga tributária em produtos já está disponível. Um motivo da prorrogação do prazo da punição, conforme nota da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, foi a exigência da discriminação do percentual, ou do valor absoluto que fica com a União, Estado e município.

Instituto CDL realiza curso sobre atendimento diferenciado

Atender cada consumidor de forma única, tendo em vista suas diferentes necessidades e perfis, é fundamental para destacar-se e tornar a compra uma experiência agradável e com bons resultados. Habilitar vendedores a fazê-lo de modo criativo e eficiente, reconhecendo a importância de ter foco no cliente é o objetivo do Instituto CDL, que promove o curso “Atendimento personalizado”. À frente das aulas, que ocorrerão nos dias 10 e 11 de junho, estará o administrador Felipe Di Marco, especialista em marketing e praticante de PNL. No currículo da capacitação estão tendências de comportamento do consumidor, métodos para diagnosticar o perfil do cliente e comunicação assertiva: saber ouvir para conhecer. Serão abordados, ainda, padrão de atendimento frente à flexibilidade de acordo com o estilo de cada consumidor, características e necessidades individuais e como fazer com que o cliente seja a principal fonte de marketing da organização. As aulas serão realizadas das 18h30min, às 22h30min, na sede da CDL Porto Alegre, na Rua Senhor dos Passos, nº 235. Informações adicionais e inscrições podem ser solicitadas através do email: institutocdl@institutocdl.org.br ou pelo telefone (51) 3017.8080. Curta a página no Facebook e fique sabendo das novidades do Instituto CDL.