Notícias CDL POA

Fique bem informado – 17 jun

Fique bem informado 17 JUNHO, 2019 Notícias Veja os destaques do economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank: Relatório FOCUS: projeção para a Taxa SELIC cai significativamente para o fim de 2019 e 2020; expectativas para o PIB diminuem novamenteAs expectativas para o...

Economia do RS tem melhor desempenho entre 13 Estados pesquisados pelo Banco Central

Economia do RS tem melhor desempenho entre 13 Estados pesquisados pelo Banco Central 17 JUNHO, 2019 Notícias Dado gaúcho aponta o maior crescimento em 2019, apesar do recuo de abrilA economia gaúcha recuou 0,83% em abril sobre março, com ajuste sazonal. O Índice de...

Quando a indicação vale mais que uma campanha de vendas

Quando a indicação vale mais que uma campanha de vendas 14 JUNHO, 2019 Notícias Recomendação interpessoal é uma excelente forma de atração e retenção de clientes Novos contextos, antigos costumes. Mesmo diante da infinidade de possibilidades que o marketing digital...

COLUNA DO ECONOMISTA

OSCAR FRANK

Confira análises do Economista-Chefe da CDL POA.

ESPAÇO DOS ESPECIALISTAS

Dicas de profissionais
para o varejo.

MAIO
FABIANA LAGO
Consultora e Coach de Imagem

Vendas do Dia dos Namorados caem 8,63%

A s vendas na semana que antecedeu o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, registraram o pior resultado dos últimos cinco anos, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito divulgados ontem pela CND (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Entre o período dos dias 5 e 11 deste mês, a queda foi de 8,63% ante o mesmo período do ano passado, percentual que surpreendeu até os lojistas mais pessimistas. “O comércio já tinha sofrido com resultados historicamente ruins neste ano com as vendas da Páscoa e do Dia das Mães, mas uma baixa tão expressiva era algo que não estava nas nossas expectativas”, afirmou o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, em comunicado. Para o executivo, não há dúvidas de que o atual cenário de aperto monetário e de inflação elevada tem prejudicado as vendas parceladas. ‘Além de todo esse contexto econômico, a abertura da Copa do Mundo no dia 12 concorreu com o Dia dos Namorados e, de certa forma, contribuiu com esta queda. É natural que haja um redirecionamento de gastos, ou seja, parte do que ia ser investido no presente e nos encontros românticos foi gasto com comemorações em grupo para o Mundial”, disse. O Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães, de acordo com informações da entidade responsável. Os produtos mais procurados nas lojas durante a data român tica são itens de vestuário, calçados, perfumaria, floricultura, joias e bijuterias. PORTO ALEGRE — O Dia dos Namorados teve um volume de vendas abaixo do esperado no comércio de Porto Alegre. O aumento nominal foi de 4,3%, com total de 69 milhões de reais injetados no varejo. O levantamento da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Porto Alegre e Sindilojas Porto Alegre mostrou que as vendas foram prejudicadas pelo horário de funcionamento das lojas em função da coincidência com o início da Copa do Mundo. “O desempenho abaixo do esperado foi causado pelo fechamento das lojas no horário do jogo do Brasil, desviando as atenções da data em virtude da Copa”, disse o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o resultado não refletiu a expectativa inicial. “Apesar do preparo do comércio, a Copa do Mundo atraiu as atenções e expectativas do consumidor. As manifestações prometidas para esta semana também causaram insegurança na população, o que inibiu o consumo, principalmente na região central da cidade”, declarou.

Início da Copa do Mundo faz vendas do Dia dos Namorados ficarem abaixo do esperado na Capital

O Dia dos Namorados teve um volume de vendas abaixo do esperado no comércio da Capital. O aumento nominal foi de 4,3%, com total de R$ 69 milhões injetados no varejo. O levantamento realizado pela CDL Porto Alegre e Sindilojas Porto Alegre mostra que as vendas foram prejudicadas pela redução no horário de funcionamento das lojas em virtude da coincidência da data com o início da Copa do Mundo.  “O Desempenho abaixo do esperado foi causado pelo fechamento das lojas no horário do jogo do Brasil, desviando as atenções da data em virtude da Copa”, comentou o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino. “O Dia dos Namorados é a terceira principal data do varejo e, infelizmente o desempenho foi negativo em relação ao ano passado”, afirma Schifino. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o resultado não reflete a expectativa inicial para o Dia dos Namorados. “Apesar do preparo do comércio para a data, a Copa do Mundo atraiu as atenções e expectativas do consumidor. As manifestações prometidas para esta semana também causaram insegurança na população, o que inibiu o consumo, principalmente na região central da cidade”, diz. No mês de maio, a CDL Porto Alegre e o Sindilojas Porto Alegre divulgaram os resultados da pesquisa de intenção de compras para a data. O Instituto Methodus ouviu 400 pessoas de ambos os sexos, de 18 anos ou mais, e diferentes classes sociais, residentes na Capital.

Instituto CDL realiza workshop sobre liderança

Na segunda-feira, 16, o Instituto CDL oferece o workshop para possibilitar a reflexão sobre o papel exercido por um líder e contribuição para o desenvolvimento de cada integrante de uma equipe. A capacitação será ministrada por Ewerton Reis, administrador, pós-graduado em Gestão Empresarial e mestre em administração e negócios com ênfase em marketing. As aulas serão realizadas das 19h15min, às 22h15min, na sede da CDL Porto Alegre, na Rua Senhor dos Passos, nº 235. Durante o encontro na sede da CDL Porto Alegre, na Rua Senhor dos Passos, nº 235, serão abordados temas como motivação, atitudes básicas fazem muita diferença, comunicação nas relações, empatia, administração de conflitos, definição de objetivos e estabelecimento de metas, delegação e confiança. Informações adicionais e inscrições podem ser solicitadas através do email: institutocdl@institutocdl.org.br ou pelo telefone (51) 3017.8080. Curta a página no Facebook e fique sabendo das novidades do Instituto CDL.

Ruas demoram a se render ao apelo da Copa

A dona de casa que em tempos de Copa do Mundo atua na posição de ambulante nas esquinas de ruas da Capital Tania Vasconcelos Soares não gostou do que ouviu de um motorista que acabava de comprar uma bandeirinha do Brasil. “Ele disse que se o Brasil perder vai queimar a bandeira”, conta a mulher, que vende produtos temáticos em época da competição desde a edição de 1982. “O Brasil vai ganhar este ano”, rebateu a ambulante para afugentar maus presságios. Ela lembra até hoje de ter chorado, mesmo de plantão na avenida Assis Brasil para vender os materiais, após a eliminação da seleção na Copa da Espanha na semifinal. Na rua, a venda começou na quarta-feira e ainda está um pouco parada, definiu Tania. A ambulante explica que a saída de produtos cresce à medida que a competição avança. Melhor se a seleção vencer. “Daí, todo mundo vai querer comprar”, aposta a vendedora. No primeiro dia, Tania vendeu R$ 200,00 e ganhou R$ 70,00 de lucro. Óculos temáticos em forma do ano 2014 atraem o interesse de potenciais compradores como a analista financeira Caren Nunes. “Comprei bandeira e chapéu em outro local. Achei meio caro na rua”, conferiu Caren. Queixas de preços são lançadas pelos motoristas, enquanto outros compram algum item. “É sempre assim, mas quanto vier outro jogo começa a loucura para ter produtos”, reage a ambulante, que garante que não faltará os mais procurados. O ponto é abastecido por um atravessador que traz produtos de São Paulo e distribui a ambulantes em diversos pontos da cidade. O Mundial não colaborou com tudo que se previa em potencial de vendas e ainda acabou frustrando a venda do Dia dos Namorados nesta quinta-feira. Foi a percepção da direção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), que estimou em R$ 69 milhões a movimentação de presentes com a data. O faturamento cresceu 4,5% nominais e ficou negativo se descontada a inflação, frente á data de 2013. “O volume ficou abaixo do esperado”, concluiu o presidente da entidade, Gustavo Schifino. CDL-POA e Sindilojas Porto Alegre, que fizeram levantamento conjunto, atestaram que as vendas foram prejudicadas pela redução no horário de funcionamento das lojas. O comércio fechou mais cedo devido ao início da Copa, com a estreia do Brasil. “Acabou desviando as atenções do Dia dos Namorados, terceira data promocional em vendas”, lamentou o presidente da CDL-POA. O presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, afirmou que o resultado não reflete movimento da data e reforçou que o futebol concentrou o interesse. “Manifestações causaram insegurança e inibiram o consumo”, acrescentou Kruse. Protestos ocorreram na tarde dessa quinta- feira na zona central. Falta de entusiasmo se espalha no setor, apontou o Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Rio Grande do Sul (Icec-RS), apurado pela Fecomércio-RS. A entidade lembrou que a Copa do Mundo não mexeu no nível de otimismo dos empresários do setor. O índice atingiu em maio 113,5 pontos, queda de 8,1% em relação a maio do ano passado. Na mesma base de comparação, também apresentaram recuo os seguintes indicadores que formam o estudo: condições atuais (-19,1%) e expectativas (-6,5%). O indicador de investimentos permaneceu estável. O ano é marcado pela redução moderada da confiança. “A opinião é influenciada pela inflação relativamente elevada, alta dos juros e crescimento abaixo das expectativas”, atribuiu o presidente da Fecomércio-RS, Zildo De Marchi.

Pela metade

A presidente em exercício da Federasul, Simone Leite, e o presidente do CDL de Porto Alegre, Gustavo Schifino, reuniram-se com a senadora Ana Amélia Lemos (PP) para tratar da Lei do Supersimples que tramita no Senado. Há três problemas que precisam ser mais discutidos, diz Simone. A impossibilidade dos estados de cobrar a diferença de alíquota, a ampliação da faixa para R$ 5 milhões e um enquadramento mais adequado dos prestadores de serviço. Até agora a lei contemplou, mas não agradou.

Pesquisa Dia dos Namorados

Pesquisa da CDL Porto Alegre e Sindilojas Porto Alegre aponta que as vendas no Dia dos Namorados foram fracas em função da abertura da Copa. O percentual foi de 4,3% (com R$ 69 milhões injetados no varejo), abaixo dos 6,5% esperados.

Varejo com leve aceleração em abril

Quarto mês do ano foi positivo com relação a 2013, mas caiu na margem quando comparado a março deste ano.

Segundo os dados divulgados pelo IBGE, o Varejo Restrito no RS cresceu em abril contra igual mês de 2013. O faturamento do mês foi aproximadamente R$ 8,4 bilhões.