Notícias CDL POA

Quando a indicação vale mais que uma campanha de vendas

Quando a indicação vale mais que uma campanha de vendas 14 JUNHO, 2019 Notícias Recomendação interpessoal é uma excelente forma de atração e retenção de clientes Novos contextos, antigos costumes. Mesmo diante da infinidade de possibilidades que o marketing digital...

NOTA DE POSICIONAMENTO

NOTA DE POSICIONAMENTO CDL PORTO ALEGRE 13 JUNHO, 2019 Notícias A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, atenta às notícias de possíveis movimentações da sociedade, previstas para esta sexta-feira, dia 14 de junho de 2019, em protesto à Reforma da Previdência,...

Setor de serviços do RS tem primeiro crescimento em seis meses

Setor de serviços do RS tem primeiro crescimento em seis meses 13 JUNHO, 2019 Notícias Após um tombo, o setor de serviços teve em abril o primeiro crescimento no Rio Grande do Sul desde outubro do ano passado. Foi avanço forte, de 5,4%, mas sobre uma base fraca, já...

COLUNA DO ECONOMISTA

OSCAR FRANK

Confira análises do Economista-Chefe da CDL POA.

ESPAÇO DOS ESPECIALISTAS

Dicas de profissionais
para o varejo.

MAIO
FABIANA LAGO
Consultora e Coach de Imagem

À espera da salvação

De acordo com o levantamento realizado pela CDL Porto Alegre, a estimativa de consumo dos turistas para o primeiro fim de semana do Mundial deveria ser de R$ 19 milhões, porém, até agora, as vendas alcançaram somente R$ 8 milhões (matéria nesta edição). Não precisava ter bola de cristal, porque o horário das lojas encurtou. E da metade do mês em diante, o dinheiro também começa a encurtar. A salvação está nos turistas.

Inscrições abertas para curso de Certificação de Gerente Lojista

Estabelecer estratégias para alcançar os objetivos das empresas é fundamental para qualificar o atendimento e o serviço prestado ao consumidor. Para desenvolver essas qualidades, a CDL Porto Alegre promove a especialização exclusiva da organização, o curso de Certificação de Gerente Lojista para todos os segmentos do varejo, de pequeno a médio porte. As inscrições já estão abertas para as novas turmas com vagas limitadas. O curso ocorrerá entre 9 de agosto e 8 de outubro, de segunda a quinta-feira. Os participantes terão dois turnos disponíveis: 8h30 às 12h30 ou 18h30 às 22h30. Desde 2012 apresenta ferramentas para desenvolver as práticas profissionais multidisciplinares na gestão de varejo de todos os portes e segmentos. Outro diferencial para os profissionais é a possibilidade de participar gratuitamente em workshops produzidos pelo Instituto CDL. Valores 1º lote (até 30/06/2014) R$ 2.600,00 (associada CDL POA e ABF) R$ 3.000,00 (público geral) 2º lote (a partir de 01/07/2014) R$ 2.860,00 (associada CDL POA e ABF) R$ 3.300,00 (público geral) Para efetuar a inscrição e para mais informações, entre em contato pelo telefone 30178080 ou pelo e-mail institutocdl@institutocdl.org.br. Rua Senhor dos Passos, 235, 1º andar – Centro – Porto Alegre/RS

Abertas inscrições para certificação Loja Sustentável

Empresas preocupadas com a preservação ambiental e que adotem processos de sustentabilidade podem inscrever ações no programa A certificação Loja Sustentável, promovida pela CDL Porto Alegre, chega à 3ª edição e as empresas interessadas podem fazer suas inscrições. O objetivo é instigar a adoção de práticas sustentáveis no setor varejista e dar reconhecimento às iniciativas espontâneas provenientes do segmento empresarial que objetivam instituir um maior equilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico e meio ambiente. Essas iniciativas podem incluir, por exemplo, desde boas práticas de utilização de insumos (economia de água, papel, energia elétrica e etc.) até a educação ambiental dos colaboradores. “A sustentabilidade é um dos assuntos mais em voga atualmente. Os consumidores estão atentos a esse tema e têm buscado, cada vez mais, por empresas ecologicamente corretas. Dentro deste cenário mundial de consciência coletiva, lançamos esta certificação para o varejo”, afirma a vice-presidente de Sustentabilidade e Relações Políticas da CDL Porto Alegre, Nilva Bellenzier. A CDL Porto Alegre irá eleger, com parceria técnica da EDS Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, as melhores práticas com a Certificação Loja Sustentável. Os estabelecimentos com classificação igual ou superior a “satisfatório” receberão o selo “Loja Sustentável 2014”. A loja que mais se destacar receberá o Troféu Loja Sustentável e todos terão assessoria técnica pós-projeto para o desenvolvimento de melhorias do mesmo. Podem participar lojas associadas à CDL Porto Alegre que estejam em dia com suas obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e que tenham, no mínimo, seis meses de existência. Não associados da CDL poderão fazer uma associação especial para participar da certificação. Todas as informações sobre o programa e a ficha de inscrição podem ser encontradas no site www.cdlpoa.com.br/lojasustentavel. Informações para lojistas podem ser adquiridas pelo telefone 3017-8000.

Dia dos Namorados não resiste a jogos da Copa

As vendas no varejo na semana que antecede o Dia dos Namorados (de 6 a 12 de junho) cresceram 0,5% na comparação com a mesma semana do ano passado, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia dos Namorados 2014. Esse foi o resultado mais fraco do varejo para a data comemorativa desde o ano de 2009. Apesar da tendência de desaceleração, o incremento nas vendas foi mais expressivo em 2010 (10,9%), 2011 (8,6%), 2012 (5,2%), 2013 (4,4%). Em 2009, houve queda de 1,7%. De acordo com a Serasa, somente no final de semana antes do dia 12 (de 6 a 8 de junho), as vendas subiram 1% em relação ao fim de semana equivalente de 2013.Na capital paulista, o movimento foi contrário. Houve retração de 0,6% nas vendas durante a semana e de 1,7% durante o final de semana. Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, um dos fatores que influenciaram negativamente o setor foi a coincidência da data com a abertura da Copa do Mundo. Além disso, dizem, o fraco desempenho das vendas dos Dias dos Namorados em 2014 reflete também o encarecimento do crédito, o baixo grau de confiança dos brasileiros e a inflação em patamar elevado, o que reduz o poder de compra dos consumidores. Já a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que as vendas no comércio na semana anterior ao Dia dos Namorados caíram 8,63% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pela entidade confirmam que esse foi o pior resultado para a data nos últimos cinco anos. Em 2013, o movimento do comércio no período cresceu 7,7% em relação ao ano anterior. O indicador é extraído do banco de dados do SPC Brasil. A forte queda surpreendeu até mesmo os lojistas mais pessimistas, que já esperavam um desempenho fraco. “O comércio já tinha sofrido com resultados historicamente ruins neste ano com as vendas da Páscoa e do Dia das Mães, mas uma queda tão expressiva, de 8,63%, era algo que não estava nas nossas expectativas”, disse o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, por meio de nota divulgada pela entidade. A avaliação de Pellizzaro é de que o atual cenário de aperto monetário e de inflação alta tem prejudicado as vendas a prazo. “Além de todo esse contexto econômico, a abertura da Copa no dia 12 concorreu com o Dia dos Namorados e, de certa forma, contribuiu para essa queda. É natural que haja um redirecionamento de gastos, ou seja, parte do que ia ser investido no presente e nos encontros românticos foi gasto com comemorações em grupo para a Copa”, avalia o presidente da CNDL. Segundo a CNDL, o Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa para o comércio, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães. Na Capital, faturamento ficou abaixo do esperado O comércio de Porto Alegre faturou R$ 69 milhões com as vendas de Dia dos Namorados, incremento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, abaixo do esperado pelos empresários do setor. O levantamento realizado pela CDL Porto Alegre e Sindilojas Porto Alegre mostra que as vendas foram prejudicadas pela redução no horário de funcionamento das lojas em virtude da coincidência da data com o início da Copa do Mundo. “O desempenho abaixo do esperado foi causado pelo fechamento das lojas no horário do jogo do Brasil, desviando as atenções da data em virtude da Copa”, comentou o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o resultado não reflete a expectativa inicial para o Dia dos Namorados. “Apesar do preparo do comércio, a Copa do Mundo atraiu as atenções e expectativas do consumidor”, afirmou. Inadimplentes têm entre 21 e 40 anos A faixa etária de 21 a 40 anos concentra o maior percentual de inadimplentes, com 4,67% do total tendo algum cheque devolvido em maio, segundo dados da Telecheque. De acordo com o diretor de crédito e risco da instituição, Walter Alfieri, “os jovens que constituem a geração Y querem novidades tecnológicas, são ambiciosos e buscam através dos bens se destacar e dizer quem são”. Essas características, segundo ele, os levam a consumir produtos e serviços de maior valor agregado, tais como automóveis, motos, viagens, além de cursos de aprimoramento profissional. De acordo com o especialista, nesses segmentos, o cheque é um dos meios de pagamento mais utilizados. Ainda segundo a Telecheque, a segunda faixa etária que reuniu maior percentual de cheques devolvidos foi a que compreende pessoas entre 41 e 50 anos, considerada a geração X pela instituição, com 2,97%.

Curso sobre técnicas de atendimento

Em 26 de junho, das 19h15min às 22h15min, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL) realiza o workshop Atendimento excelente: Conquistando clientes. A capacitação tem o objetivo de desenvolver técnicas para aperfeiçoar o atendimento como diferencial competitivo, por meio de postura e comunicação adequadas no relacionamento com clientes. O curso pretende abordar erros básicos, os momentos do atendimento, características do vendedor e perfis de clientes. A palestra acontece no Instituto CDL, localizado na rua Senhor dos Passos, nº 235. Mais informações pelo telefone (51) 3017-8080.

Vendas do Dia dos Namorados caem 8,63%

A s vendas na semana que antecedeu o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, registraram o pior resultado dos últimos cinco anos, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito divulgados ontem pela CND (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Entre o período dos dias 5 e 11 deste mês, a queda foi de 8,63% ante o mesmo período do ano passado, percentual que surpreendeu até os lojistas mais pessimistas. “O comércio já tinha sofrido com resultados historicamente ruins neste ano com as vendas da Páscoa e do Dia das Mães, mas uma baixa tão expressiva era algo que não estava nas nossas expectativas”, afirmou o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, em comunicado. Para o executivo, não há dúvidas de que o atual cenário de aperto monetário e de inflação elevada tem prejudicado as vendas parceladas. ‘Além de todo esse contexto econômico, a abertura da Copa do Mundo no dia 12 concorreu com o Dia dos Namorados e, de certa forma, contribuiu com esta queda. É natural que haja um redirecionamento de gastos, ou seja, parte do que ia ser investido no presente e nos encontros românticos foi gasto com comemorações em grupo para o Mundial”, disse. O Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães, de acordo com informações da entidade responsável. Os produtos mais procurados nas lojas durante a data român tica são itens de vestuário, calçados, perfumaria, floricultura, joias e bijuterias. PORTO ALEGRE — O Dia dos Namorados teve um volume de vendas abaixo do esperado no comércio de Porto Alegre. O aumento nominal foi de 4,3%, com total de 69 milhões de reais injetados no varejo. O levantamento da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Porto Alegre e Sindilojas Porto Alegre mostrou que as vendas foram prejudicadas pelo horário de funcionamento das lojas em função da coincidência com o início da Copa do Mundo. “O desempenho abaixo do esperado foi causado pelo fechamento das lojas no horário do jogo do Brasil, desviando as atenções da data em virtude da Copa”, disse o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o resultado não refletiu a expectativa inicial. “Apesar do preparo do comércio, a Copa do Mundo atraiu as atenções e expectativas do consumidor. As manifestações prometidas para esta semana também causaram insegurança na população, o que inibiu o consumo, principalmente na região central da cidade”, declarou.

Início da Copa do Mundo faz vendas do Dia dos Namorados ficarem abaixo do esperado na Capital

O Dia dos Namorados teve um volume de vendas abaixo do esperado no comércio da Capital. O aumento nominal foi de 4,3%, com total de R$ 69 milhões injetados no varejo. O levantamento realizado pela CDL Porto Alegre e Sindilojas Porto Alegre mostra que as vendas foram prejudicadas pela redução no horário de funcionamento das lojas em virtude da coincidência da data com o início da Copa do Mundo.  “O Desempenho abaixo do esperado foi causado pelo fechamento das lojas no horário do jogo do Brasil, desviando as atenções da data em virtude da Copa”, comentou o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino. “O Dia dos Namorados é a terceira principal data do varejo e, infelizmente o desempenho foi negativo em relação ao ano passado”, afirma Schifino. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o resultado não reflete a expectativa inicial para o Dia dos Namorados. “Apesar do preparo do comércio para a data, a Copa do Mundo atraiu as atenções e expectativas do consumidor. As manifestações prometidas para esta semana também causaram insegurança na população, o que inibiu o consumo, principalmente na região central da cidade”, diz. No mês de maio, a CDL Porto Alegre e o Sindilojas Porto Alegre divulgaram os resultados da pesquisa de intenção de compras para a data. O Instituto Methodus ouviu 400 pessoas de ambos os sexos, de 18 anos ou mais, e diferentes classes sociais, residentes na Capital.