O que é e como funciona o capital de giro?

JULHO, 2018

Manter um funcionamento sustentável é fundamental para qualquer empresa. Para isso, é importante garantir bons níveis de capital de giro. Mais do que isso: é imprescindível entender o que é e como funciona este recurso.

O capital de giro é o conjunto de recursos financeiros que uma empresa precisa para dar seguimento as suas operações e realizar atividades diárias. Salários, impostos, recebimento de clientes e dinheiro em caixa são alguns dos recursos compreendidos neste conceito.

O capital de giro está diretamente ligado ao fluxo de caixa. É calculado a partir do ativo circulante — bens que podem, em curto prazo, ser convertidos em dinheiro, como aplicações financeiras e contas a receber — e do passivo circulante  — dívidas e obrigações financeiras a pagar em um ano, como empréstimos e impostos.

O aumento de inadimplência e a redução de vendas são fatores que afetam negativamente esse cálculo. Por isso, é importante conhecer bem os lucros da empresa e ter um fluxo de caixa detalhado.

__________________________________________

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que tenham ajudado a entender melhor sobre a necessidade de capital de giro e a importância e como adequá-lo à realidade da sua empresa.

Caso você queira conhecer mais estratégias sobre assuntos relacionados ao comércio, não deixe de acessar o nosso blog.