O consumidor brasileiro parou de comprar?

07

FEVEREIRO, 2017

Varejo

Se você possui um negócio ou trabalha indiretamente com o varejo, é inevitável perceber o quanto o clima de instabilidade política e econômica afeta a tomada de decisões de compra. Com o consumo retraído, é importante parar, entender as novas necessidades do consumidor e ajustar a sua estratégia para os novos tempos que estamos vivendo.

Uma vez que o consumidor brasileiro começa a economizar, como ficam os hábitos de consumo? Engana-se que ele parou de comprar, ele apenas mudou a forma de consumir.

Com a ascensão econômica da Classe C, a sociedade brasileira passou por um processo de transformação e se tornou mais inclusiva. Os consumidores tiveram mais acesso a bens e produtos e a viver experiências com mais conforto. Estudos de consumo realizados pelo Google mostram que o consumidor não está disposto a abrir mão desse novo status.

Na hora de economizar, o consumidor brasileiro busca novas formas de adquirir seu produto favorito ou de usufruir uma experiência desejada. Uma das alternativas encontradas é a comparação de preços em sites de busca.

Com a ascensão econômica da Classe C, a sociedade brasileira passou por um processo de transformação e se tornou mais inclusiva. Os consumidores tiveram mais acesso a bens e produtos e a viver experiências com mais conforto. Estudos de consumo realizados pelo Google mostram que o consumidor não está disposto a abrir mão desse novo status.

Na hora de economizar, o consumidor brasileiro busca novas formas de adquirir seu produto favorito ou de usufruir uma experiência desejada. Uma das alternativas encontradas é a comparação de preços em sites de busca.

Se após comparar preços o consumidor perceba que o preço ainda está alto, ele parte para a busca de produtos usados em bom estado. Ou seja: abrir mão do produto é a última opção.

Outra mudança percebida pelo Google é a vontade do consumidor brasileiro em colocar a mão na massa para economizar com bens e serviços. O estudo mostra que buscas sobre “como fazer coisas” cresceu consideravelmente.

Exemplo: se você possui uma empresa que produz sorvetes premium e as suas vendas estão em baixa, que tal adotar uma estratégia diferente? Buscas sobre como fazer um sorvete caseiro aumentaram 60% no último ano. Uma opção é criar uma linha mais acessível. Por outro lado, se você for um fabricante de suco em pó, um dos ingredientes para fazer sorvete caseiro, pode valorizar o seu produto através de novas formas de uso.

Além disso, é importante também contar com ferramentas que indicam mudanças de comportamento do consumidor para tomar as melhores decisões e, se for preciso, mudar de estratégia. Para consultar nossas soluções, entre em contato conosco.

Fonte: Google.

CDL POA

Rua Senhor dos Passos, 235 - 1º andar
Centro Histórico - Porto Alegre/RS
CEP 90020-903

(51) 3017 8000

[]
1 Step 1
NEWSLETTER
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder