O Dia dos Namorados teve um volume de vendas abaixo do esperado no comércio da Capital. O aumento nominal foi de 4,3%, com total de R$ 69 milhões injetados no varejo. O levantamento realizado pela CDL Porto Alegre e Sindilojas Porto Alegre mostra que as vendas foram prejudicadas pela redução no horário de funcionamento das lojas em virtude da coincidência da data com o início da Copa do Mundo.

 “O Desempenho abaixo do esperado foi causado pelo fechamento das lojas no horário do jogo do Brasil, desviando as atenções da data em virtude da Copa”, comentou o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino. “O Dia dos Namorados é a terceira principal data do varejo e, infelizmente o desempenho foi negativo em relação ao ano passado”, afirma Schifino.

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o resultado não reflete a expectativa inicial para o Dia dos Namorados. “Apesar do preparo do comércio para a data, a Copa do Mundo atraiu as atenções e expectativas do consumidor. As manifestações prometidas para esta semana também causaram insegurança na população, o que inibiu o consumo, principalmente na região central da cidade”, diz.

No mês de maio, a CDL Porto Alegre e o Sindilojas Porto Alegre divulgaram os resultados da pesquisa de intenção de compras para a data. O Instituto Methodus ouviu 400 pessoas de ambos os sexos, de 18 anos ou mais, e diferentes classes sociais, residentes na Capital.