Capital de Giro: 4 estratégias para mantê-lo positivo

JUNHO, 2018

Antes de compreender quais as determinadas estratégias para ajudar no balanço do capital de giro, é importante entender o que ele é, e como ele interfere na saúde financeira do seu negócio.

Vamos lá!

O que é capital de giro?

Ele nada mais é do que o valor que a empresa deve possuir para manter as despesas operacionais do dia a dia. Este valor é a diferença entre a quantia que você possui em caixa e a quantia que você deve.

Portanto, para que as funções empresariais não sejam afetadas por questões financeiras, é extremamente importante ter um bom planejamento, priorizando o capital de giro, além de contar com uma equipe preparada para administrá-lo com excelência.

Preste atenção nos valores recebidos

Tente não contrair dívidas altas baseado apenas na sua carteira de recebíveis, pois  a inadimplência pode vir a ocorrer, prejudicando diretamente o capital de giro da sua empresa e podendo deixar o seu caixa negativo.

Dessa forma, esteja sempre atento aos prazos e valores dos seus credores, assim, você se previne contra possíveis surpresas desagradáveis, financeiramente falando.

Tenha um bom planejamento financeiro

Ter um bom planejamento financeiro é essencial para não correr riscos desnecessários, além de prever possíveis problemas. É importante que o gestor(a) responsável tenha uma visão ampla de todos os setores, auxiliando na tomada de decisões e garantindo que os recursos sejam utilizados com coerência.

Assim, o capital de giro não corre risco de ser afetado por qualquer imprevisto, e é possível elaborar mais estratégias para ampliar o negócio futuramente.

Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, existem diversos softwares de gestão, que facilitam as questões financeiras de uma empresa, automatizando todo o sistema de controle do capital de giro, por exemplo.

Portanto, para otimizar o tempo e diminuir a probabilidade de erros, utilizar softwares é uma excelente alternativa. Com estes programas é muito mais fácil identificar problemas e encontrar soluções, ajudando em toda organização do empreendimento.

Adote um sistema de cobrança efetivo

Independente do negócio, é comum ter pelo menos um cliente que não efetue os pagamentos nos dias acordados. Isso é de praxe. Mas para que este tipo de situação não se repita com tanta frequência e não se torne um déficit alto no caixa da empresa, é crucial adotar um sistema de cobrança que seja efetivo.

Isso pode ser feito através de um departamento bem estruturado e com profissionais eficientes, além do uso de ferramentas atualizadas e modernas, capazes de auxiliar em todo processo

_______________________________________________________

E aí, achou as nossas dicas interessantes? Esperamos que tenham ajudado a entender melhor o que é o capital de giro e como deixá-lo sempre positivo.

Caso você queira conhecer mais estratégias sobre assuntos relacionados ao comércio, não deixe de acessar o nosso blog.