Economia do RS recua após quatro altas; veja o desempenho de outros Estados

19

DEZEMBRO, 2018

Notícias

Economista da CDL Porto Alegre, inclusive, projeta o desempenho do ano

Depois de quatro meses em alta, a economia do Rio Grande do Sul recuou em outubro. Na comparação com setembro, a retração foi de 0,5%. O cálculo é do Banco Central e as informações são compiladas pelo economista-chefe da CDL Porto Alegre, Oscar Frank

Na comparação com outubro do ano passado, no entanto, o crescimento é de 6,5%. É o maior percentual entre os 12 Estados da pesquisa. Destaque para o avanço da produção da indústria e também para as vendas do varejo ampliado, que inclui materiais de construção e veículos.

O economista Oscar Frank volta a destacar que, na comparação de bases mais longas, a retomada no pós-crise ainda é lenta. Ele ainda faz um cálculo que projeta o desempenho do fechamento do ano.

– Se a economia gaúcha ficar estagnada em novembro e dezembro, fecha o ano com alta de 2,2% sobre 2017. Lembrando que cresceu 2,9% em 2017 sobre 2016 – projeta o economista-chefe da CDL.

No acumulado de 12 meses, a economia do Rio Grande do Sul está com crescimento de 1,8%. O melhor desempenho nesta comparação é do Amazonas, com avanço de 4,9%, seguido por Santa Catarina, com crescimento de 3,5%.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central é considerado uma prévia do PIB. O cálculo usa o desempenho dos principais setores, com dados do IBGE.

Desempenho da economia em 12 Estados analisados pelo Banco Central:

Reprodução: CDL Porto Alegre

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Site GZH – Giane Guerra