Dicas para começar a economizar

01

NOVEMBRO, 2018

Notícias

Conseguir poupar algum valor por mês, por menor que seja, pode parecer difícil para muitas pessoas, principalmente com todos os compromissos financeiros, mas existem algumas dicas que podem ser determinantes para ajudar você a começar a fazer esse exercício de economia:

  1. Trace uma meta

O primeiro passo para começar a poupar é determinar o porquê de fazê-lo. O que você deseja conquistar com esta poupança e em quanto tempo?  Coloque no papel qual o seu objetivo, em quanto tempo deseja atingir e qual será o montante mensal que precisará destinar para isso.

Importante: para alcançar seu objetivo é preciso ver o valor a ser poupado e se necessário adequar ao tempo.

  1. Converse com a família

Convide todos da família, inclusive as crianças, para falar sobre os planos de poupar um valor mensalmente. Este momento é essencial para alinharem as expectativas e, principalmente, ajustar as expectativas.

  1. Planejamento é fundamental

Coloque na ponta do lápis tudo que entra e sai, anote todas as despesas fixas e variáveis, inclusive as menores como o cafezinho pós almoço, por exemplo. Uma planilha no Excel também pode ser uma boa opção para o controle. Clique aqui e baixe um modelo.

  1. É preciso poupar para poder gastar

Veja quanto dos seus rendimentos mensais consegue destinar para a poupança. Lembre-se que será necessário readequar o orçamento e deixa-lo mais enxuto, mas será por um bom motivo.

  1. Se tiver dívidas, pague-as

Se estiver endividado, antes de pensar na poupança organize-se e negocie o pagamento das dívidas que, possivelmente têm juros mais altos que o rendimento da poupança. Após quitar as dívidas, dê início à poupança.

*Dados CDL Porto Alegre e Boa Vista SCPC

____________________________________________________________________

A CDL Porto Alegre pode ajudar você a quitar suas dívidas.