Confira cinco dicas de como usar o WhatsApp para potencializar suas vendas

JANEIRO, 2020

Extensão do aplicativo destinada a empresas permite a criação de perfil comercial e auxilia no relacionamento com o cliente

Um dos aplicativos mais práticos e utilizados no País, o WhatsApp, entrou na rotina dos brasileiros e tornou-se uma ferramenta indispensável para quem deseja se comunicar. Amplamente utilizado para as relações pessoais, o app também tem funcionalidades bastante úteis para o ambiente profissional, que podem potencializar as vendas de lojistas e facilitar a interação com os clientes de uma forma mais profissional, sem misturar assuntos privados e corporativos.

Para ajudar a explorar as possibilidades que o WhatsApp e outros aplicativos oferecem, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre elaborou uma lista com cinco dicas de como utilizá-los para impulsionar o seu negócio.

1) Use o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um aplicativo no qual as empresas podem divulgar produtos e serviços. A ferramenta permite categorizar os clientes e criar etiquetas para identificar informações sobre a situação do pagamento, o status do pedido, entre outros. Tais recursos tornam mais fáceis o contato com o cliente e a organização de envios de mensagens. O WhatsApp Business também pode ser utilizado pelo computador, por meio do WhatsApp Web, dispensando o uso exclusivo do celular para entrar em contato com os clientes.

2) Crie listas de transmissão

Criar listas de transmissão permitirá que você envie uma mesma mensagem a diferentes destinatários. A partir desse recurso, é possível selecionar os contatos com quem você deseja falar, editar o texto e enviá-lo a todos que estão incluídos na lista. Mesmo que os contatos estejam agrupados, as mensagens aparecerão em conversas individuais com cada número que você contatou. Opte por listas de transmissão ao invés de grupos no WhatsApp, pois isso facilitará o contato com cada cliente e evitará que eles recebam mensagens indesejadas. Uma boa dica é segmentar as listas de acordo com as preferências dos clientes. Assim, eles receberão mensagens que tenham relação com seus interesses.

3) Status do WhatsApp

Função parecida com os stories do Instagram e do Facebook, aquelas publicações que somem da linha do tempo após 24 horas, o WhatsApp tem o “status”, no qual você compartilha com a sua rede de contatos o que desejar O espaço pode ser utilizado para divulgar novidades e promoções sem a necessidade de mandar uma mensagem direta para o cliente, fazendo com que o interessado entre em contato com a sua loja. Dessa maneira, qualquer pessoa que tenha o número do seu estabelecimento salvo na agenda poderá visualizar as imagens que você adicionou. A sugestão é adicionar novidades, promoções e principais informações.

4) Respostas automáticas

Criar respostas automáticas para agilizar o atendimento e mostrar ao cliente que em breve você dará atenção ao que ele questionou é uma das funcionalidades disponibilizadas pelo aplicativo WhatsAuto. Com esse recurso, é possível enviar mensagens genéricas, avisar situações de indisponibilidade de atendimento, entre outros. Neste app, você pode editar a resposta de acordo com a sua necessidade.

5) Utilize um número corporativo

Para não misturar o número pessoal com o corporativo, adquira um telefone específico para a sua loja. Com um número corporativo você evita mensagens de trabalho em momentos de descanso e determina a maneira mais adequada de entrar em contato com o seu estabelecimento, além de transmitir aos clientes uma aparência mais profissional para o negócio. Busque separar o lado pessoal do profissional na hora das vendas.