Como ser mais produtivo durante o home office

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MARÇO, 2020

Notícias

Com a disseminação do Coronavírus (Covid-19) e as orientações dos órgãos públicos de saúde, muitas empresas têm adotado o regime de trabalho em casa, o famoso home office. Assim, os colaboradores passam a realizar suas tarefas de forma remota para evitar a aglomeração de pessoa no mesmo ambiente e, por consequência, a disseminação do vírus.

Mas ao contrário do que muita gente pensa, o home office não é tão simples como parece e exige atenção dobrada, pois o campo de distração fica ampliado quando há integração das tarefas pessoais com as profissionais, no mesmo espaço físico. Para isso, elencamos algumas dicas que tornam o trabalho mais produtivo e muito eficiente.

1 – Criar um local de trabalho

Estabelecer um cômodo da casa como área de produção. Colocar lá tudo o que for preciso para realizar o trabalho apropriadamente. Dar preferência a locais silenciosos da casa. Fugir do cômodo em que é possível ver o playground do prédio, por exemplo. Locais arejados e bem iluminados também são uma boa opção. Pode ser interessante colocar uma planta na mesa de trabalho, ou um quadro de tarefas e recados na parede: é importante tratar o home office como um escritório de verdade.

2 – Estabelecer uma jornada de trabalho razoável

Trabalhar em casa não significa que a jornada de trabalho precisa ser menos séria e comprometida. Estabelecer uma carga horária de trabalho e cumpri-la à risca, com horário de início, intervalo de almoço e término, é determinante.

3 – Evitar distrações

Quando o profissional tem filhos, mora com outras pessoas, ou tem animais de estimação, é preciso estabelecer limites, deixar claro que, embora em casa, aquele é um local de trabalho. Por exemplo, um filho normalmente não liga para o trabalho dos pais pedindo ajuda com um problema de matemática. Correto? Então, ele não deve solicitar essa atenção no home office e, principalmente, os pais não devem permitir que ele faça isso quando estiverem trabalhando em casa.

4 – Separar vida pessoal e profissional

O home office não deve ser visto como um momento para resolução de problemas da vida pessoal. É preciso entender que apesar de estar em casa, o profissional está trabalhando, e precisa manter sua produtividade.

5 – Manter uma comunicação ativa

Estabelecer interações com as pessoas do dia a dia de trabalho, como chefe, colegas, clientes ou fornecedores. Quando viável, é importante fazer reuniões em vídeo com clientes e fornecedores para discutir as tarefas, avaliar o trabalho que está sendo executado. Uma dica valiosa é utilizar aplicativos como Skype, Zoom, Whereby, entre outros, para realizar videoconferências. Neles, é possível conversar com diversas pessoas ao mesmo tempo, compartilhar a tela e criar grupos de conversa, interação ou reuniões. 

6 – Ter uma lista de tarefas

Disciplina é a palavra-chave para que o trabalho em casa seja produtivo. Como existem mais distrações que podem afetar a organização dos afazeres, que tal elencar uma lista de tarefas a serem realizadas durante o dia? Essa é uma boa forma de manter a disciplina, mesmo no conforto do lar. Além do tradicional caderno e caneta, também é possível pode fazer uso de plataformas no celular ou computador, como Trello e Asana, onde tarefas podem ser inseridas, adicionar status do processo, definir prazos e até mesmo delegar tarefas para outras pessoas. 

7 – Fazer pausas

Mesmo trabalhando no escritório, é comum e saudável dar algumas paradas para ir ao banheiro, beber uma água, pegar um café. Por isso, é importante adotar esse hábito também quando estiver no home office. Essas pausas são fundamentais para espairecer a mente e dar seguimento às novas tarefa com entusiasmo e foco. As pausas também podem ser úteis para ajudar a resolver um problema, porque possibilitam um distanciamento da situação e mais facilidade para enxergar o todo. Por isso, não é adequado passar horas a mais no computador resolvendo problemas. É benéfico para todos atentar para o número de horas trabalhadas no dia.