Como se planejar para vencer uma crise

21

FEVEREIRO, 2017

Economia

O Brasil hoje passa por uma das piores recessões de sua história, com sérias consequências no emprego e na renda de todos os brasileiros. Infelizmente, não estamos imunes a uma recessão, já que não há como prever com clareza quando essas situações adversas vão acontecer. Por isso, o ideal é saber se planejar para o futuro levando em conta a possível necessidade de uma reserva de valor para lidar com períodos dessa natureza.

Um planejamento de longo prazo com investimentos não deve ser um pensamento apenas de quem tem muito dinheiro. Com apenas R$ 30,00 pode-se começar a investir no Tesouro Direto, por exemplo, que já possui taxas melhores do que a poupança. Manter uma poupança no banco também é alternativa, embora renda menos do que outros títulos. O importante é ter a disciplina de manter um valor guardado para usufruir dele mais adiante.

O primeiro passo é colocar no papel (vale usar uma planilha no Excel ou um aplicativo para celular) todas as suas despesas e receitas para saber o quanto pode economizar todo mês. Isso não significa que o consumo deva ser cortado, apenas que ele possa ser realizado com maior planejamento. Uma boa dica é economizar nas pequenas atitudes dentro de casa que acabam gerando um gasto grande no ano, como luz, água, telefone e gás. O impacto disso no resto da economia amenizaria os efeitos de crises vindouras, já que faria com que o poder de compra dos consumidores não fosse tão afetado em períodos de aumento do desemprego.

*VICTOR SANT’ANA É ECONOMISTA DA CDL PORTO ALEGRE E POSSUI GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS E MESTRADO EM ECONOMIA APLICADA PELA UFRGS.

CDL POA

Rua Senhor dos Passos, 235 - 1º andar
Centro Histórico - Porto Alegre/RS
CEP 90020-903

(51) 3017 8000

[]
1 Step 1
NEWSLETTER
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder