Como obter dados pela consulta da placa do veículo?

09

JANEIRO, 2020

Notícias

A placa de um veículo pode revelar muitas informações sobre ele. Os dados são armazenados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em que ele foi registrado. Cada Estado oferece, em seu portal, uma forma de consulta de placas.

Se um veículo é vendido e transferido para outro Estado, a placa se mantém igual, alterando apenas o Estado e a cidade em que ele está inscrito. Uma curiosidade: a primeira letra de uma placa indica o Estado de origem do veículo, ou seja, onde ele foi emplacado pela primeira vez.

Entretanto, como medida de segurança, a maior parte dos Detrans solicitam também o Código Renavam, o Registro Nacional de Veículos Automotores, na consulta de placas de seus portais na web. Com a placa e o Renavam do veículo é possível auferir o histórico de transferências e a existência de débitos e/ou restrições, além de dados sobre ocorrências, sinistros e leilões. Sobre multas, costuma haver uma divisão entre pagas, vencidas ou suspensas, que é quando a infração está com recurso em andamento.