fbpx

Como aproveitar o máximo possível do alimento e evitar o desperdício?

04

OUTUBRO, 2019

Notícias

O aproveitamento integral do alimento permite unir com eficiência dois segmentos determinantes para uma vida equilibrada: saúde e economia. Partes importantes do que consumimos são jogadas fora. Vamos mudar isso?

No episódio desta semana da série Seu Dinheiro Vale Mais, a CDL Porto Alegre e a jornalista de economia do Grupo RBS, Giane Guerra, prepararam dicas para ajudar você a aproveitar bem o que compra e ainda consumir nutrientes novos.

O aproveitamento integral consiste em consumir não apenas a poupa do alimento, mas também a casca, as sementes, o talo, as folhas. Por exemplo, com um abacaxi, além do miolo da fruta, é possível aproveitar a casca. Basta ferver mais de uma vez. Se servir o líquido quente, é um chá. Se deixar na geladeira, vira um suco. Já no caso da moranga cabotiá, pode cozinhar a casca e aproveitar para fazer pães e bolos, pois tem muita fibra, e com as sementes fazer petiscos, assando-as no forno bem temperadas. Inclusive, no supermercado é possível encontrar só a semente da moranga para vender, e bem cara! Já com a beterraba, use os talos picadinhos para fazer arroz, que fica saboroso e vermelhinho, e as folhas podem ser usadas como couve.

Se for consumir frutas, não deixe de comer a casca. Pode ser que ao descascar, consiga tirar um pouquinho do agrotóxico, mas não vale a pena pelos nutrientes e fibras que deixa de consumir. Até porque os fertilizantes estão presentes inclusive na parte interna das frutas, dos legumes e das verduras, pois são colocados desde o início do plantio. Para fugir do agrotóxico só mesmo comprando orgânicos. Outra dica é usar a água do cozimento de legumes e verduras para fazer outros alimentos como o arroz e o feijão, aproveitando assim a totalidade dos nutrientes, sem desperdício.

Confira as dicas de economia de Giane Guerra, em parceria com a CDL POA:

 

__________________________________________________________________________

> Toda semana a jornalista Giane Guerra e a CDL POA publicam um novo vídeo com dicas de economia para os consumidores poderem usar melhor o seu dinheiro.