Como a automatização da concessão de créditos pode reduzir gastos?

JANEIRO, 2019

A palavra de ordem é reduzir custos e aumentar vendas, mas, como equilibrar esta equação e ainda reduzir o risco de conceder crédito.

Existem diversas maneiras de reduzir custos em análises de crédito, porém, a não observância do método mais adequado pode significar, a médio prazo, um péssimo negócio pois aumentaria a exposição aos riscos.

Há práticas que permitem definir regras e processos que são capazes de distribuir, de forma otimizada, os esforços de decisão de crédito utilizando de forma racional os recursos humanos, bancos de dados e outros elementos envolvidos no processo de análise de crédito.

AUTOMAÇÃO DOS PROCESSOS

Na maioria das vezes as empresas imaginam dar conta da esteira de crédito, pelo simples fato de não analisar todos os clientes.

Claro, analisar toda a carteira de forma manual, além de inviável do ponto de vista de custos, significa morosidade e, consequentemente, perda de vendas.

Automatizar não significa largar e, sim, um processo que replique sistematicamente as políticas de crédito, deixando para os analistas apenas os clientes que não atendem às políticas de crédito.