Cinco líderes para você se inspirar

JANEIRO, 2020

Capacidade de inspirar e desenvolver o potencial da equipe estão entre os atributos de um verdadeiro líder

Diferenciar um líder de um chefe pode parecer uma tarefa desafiadora. É preciso distinguir quem apenas dá ordens e demanda tarefas de quem busca ensinar e desenvolver as competências individuais e coletivas das pessoas. Embora isso não pareça claro em um primeiro momento, as diferenças são nítidas. Ser líder requer tempo, diferentes habilidades e atenção individual para com os colaboradores. Pensando em exemplos de liderança a serem seguidos, listamos cinco pessoas que se destacaram como exemplos positivos.

Michelle Obama

Mais do que ter sido a primeira afro-americana a morar na Casa Branca, a ex-primeira dama dos Estados Unidos é uma das vozes mais ressonantes em estimular a educação como forma de promover mudanças sociais. De origem pobre, Michelle formou-se em Sociologia em Princeton, em Direito em Harvard. Impulsionada pelo sucesso de sua autobiografia, sua trajetória reúne exemplos de defesa por direitos e uma busca constante por igualdade, características de um líder que inspira as gerações futuras a buscarem seu espaço na sociedade.

Jorge Paulo Lemann

Segundo homem mais rico do Brasil conforme a Revista Forbes, Jorge Paulo Lemann já foi apontado como “o conquistador da América” pela habilidade de realizar grandes negócios. Entre as lições do empresário estão: exercer a liderança pelo exemplo diário; comunicação e transparência e buscar pessoas melhores do que os líderes para que a empresa possa seguir adiante mesmo sem a figura central do negócio.

Abílio Diniz

Empresário e presidente do Conselho de Administração da Península Participações, a liderança de Abílio Diniz é conduzida a partir de cinco valores primordiais: humildade, determinação, garra, disciplina e equilíbrio emocional. Ter um propósito maior do que o lucro, permitir que os funcionários participem ativamente dos negócios e estar cercado pelas pessoas certas são algumas das lições de sucesso de Diniz. Em 2010, o empreendedor criou o curso Liderança 360º na FGV para identificar e desenvolver habilidades de liderança e traçar planos carreira.

Belinda Johnson

Diretora de operações da Airbnb, Belinda entrou na startup de serviços de hospedagem online em 2011, quando a empresa estava avaliada em US$ 1 bilhão. Hoje, a Airbnb vale mais de US$ 30 bilhões e tem mais de US$ 5 bilhões de balanço patrimonial. Integra a lista da Revista Forbes entre as 100 mulheres mais ricas do mundo em 2017 e 2018. Belinda utiliza sua atual posição para estimular as colaboradoras a tomarem posição e a desafiar regras que considera arcaicas e inaceitáveis, dando voz e abertura para que as mulheres que estão no início da carreira profissional consigam enfrentar a desigualdade no mercado de trabalho.

Papa Francisco

Representante máximo de uma das instituições mais antigas e influentes do planeta, o Papa Francisco tem uma das características mais importantes de um líder: a capacidade de escutar e consultar os seus pares. Ao mesmo tempo, o Pontífice não se deixa influenciar exclusivamente pela opinião de quem o cerca e, quando necessário, toma posições que poderão desagradar outros representantes. Com essa forma de conduzir uma das entidades mais conservadoras do mundo, o Papa mostra que o verdadeiro líder deve ouvir e entender o que os outros pensam, mas não pode se eximir de tomar decisões, sobretudo no ambiente coletivo e profissional.