Cenários 2020 reúne especialistas em varejo e apresenta tendências para o próximo ano

03

DEZEMBRO, 2019

Notícias

Com sucesso de público, a CDL Porto Alegre promoveu na tarde desta terça-feira (03), o evento Cenários 2020, reunindo especialistas em varejo, economia, política e mercado, no Salão Nobre do Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Participaram do evento a diretoria da Entidade, empresas associadas, entidades parceiras, empresários e imprensa local.

O Cenários 2020 fecha o calendário de eventos da CDL POA e marca o encerramento da gestão de Alcides Debus, à frente da Entidade por dois mandatos, desde 2016. “Criamos este evento quando ingressei na Presidência e vejo que cumprimos nosso papel de debater temas determinantes para o varejo. Encerramos aqui um ciclo com nomes consistentes no mercado e apontando as perspectivas para o próximo ano. Vemos grandes desafios em frente, mas percebemos um crescimento gradativo da economia nacional. Em 2020, as palavras para o desenvolvimento serão tecnologia e pessoas”, afirma o presidente da CDL POA.

Daniel Scola, gerente de jornalismo e apresentador da Rádio Gaúcha, foi o primeiro palestrante do encontro e apresentou as perspectivas políticas e sociais que permearão o mercado nos próximos anos: “muitas reformas deverão ser feitas. Isso é só o começo. 2020 reserva a perspectiva de que alguma coisa está realmente mudando”. Oscar Frank, economista-chefe da CDL POA, detalhou o cenário macroeconômico mundial e nacional e apontou uma recuperação lenta da economia, mas com expectativa de aceleração do mercado varejista: “Esperamos um crescimento em linha com a renda real, que deve se comportar melhor, uma inflação sob controle, a retomada do mercado de crédito e uma resultante melhora do mercado de trabalho”.

Dentre os empresários, conduziram o bate-papo Peter Furukawa, CEO das Lojas Quero-Quero, Rafael Boettner, diretor de varejo da Paquetá, e Pedro Henrique Brair, CEO das Farmácias São João. Furukawa aposta no planejamento com otimismo e espera crescer mais que a economia: “2020 vai ser um ano difícil, só terá chance quem executar um bom trabalho”. Boettner explicou como o grupo de calçados esteve no mercado por mais de 60 anos e fala da necessidade do varejo se reinventar: “três decisões são determinantes quando se quer uma grande virada – foco nas pessoas, método para desenhar processos com eficiência e disciplina. Tudo com o cliente no centro”. Brair falou de expansão de mercado e da função do líder nesse processo: “as pessoas precisam gostar do que fazem e o líder precisa conduzir isso, todos precisam estar alinhados com a filosofia da empresa”.

Com expectativas de retomada de investimentos no varejo e a proposição de caminhos para o crescimento em um novo ambiente econômico, político e empresarial, a CDL POA promoveu a 4ª edição do Cenários e se prepara para uma agenda de eventos ainda mais contributiva para os varejistas em 2020. “Saímos daqui com ideias e alternativas renovadoras para geração de negócios, possibilitando mais inovação ao mercado e o fortalecimento do varejo nos próximos anos”, afirmou o presidente da CDL POA, Alcides Debus.

No fechamento do evento, o novo presidente da CDL Porto Alegre para o biênio 2020/2021, Irio Piva agradeceu o trabalho e a dedicação da gestão atual e garantiu que dará seguimento ao modelo de sucesso implementado por Debus: “Nossa prioridade será investir em tecnologia e inovação”.

 

Palestrantes

Pedro Henrique Brair – CEO Farmácias São João
Empreendedor desde a infância, há 40 anos lidera a quarta maior rede varejista farmacêutica do Brasil: Farmácias São João. Com 700 lojas e onze mil colaboradores, em um dos maiores Centros de Distribuição do pais, a empresa é uma das quatro maiores marcas do Estado e há cinco anos a marca mais lembrada do segmento com liderança absoluta, segundo a pesquisa Top Of Mind, da Revista Amanhã.

Peter Furukawa – CEO Lojas Quero-Quero
Desde maio de 2009 atua como presente e CEO das Lojas Quero-Quero. Já atuou como CEO Brasil da International Meal Company; diretor de operações das Lojas Pernambucanas; diretor de operações, diretor comercial e marketing, e CEO do Submarino; sênior engagement manager da Elma Chips (PEPSICO) e da McKinsey and Company.

Rafael Boettner, diretor de varejo da Paquetá
Graduado em Administração pela Faculdade Cinecista de Joinville e com especialização em Gestão do Varejo pela Fundação Instituto de Administração. Com 26 anos atuando no varejo de móveis, eletrodomésticos, calçados, materiais de construção e departamentos, dentre suas experiências profissionais estão empresas como Sierra Móveis e Esquadrias, Almeida Júnior Shopping Centers, Milium, Grupo Calcenter, Lojas Salfer S/A e Lojas Colombo.

Daniel Scola – Gerente de Jornalismo e Apresentador Rádio Gaúcha
Jornalista natural de Caxias do Sul é gerente de jornalismo na Rádio Gaúcha e apresentador do programa Gaúcha Atualidade. Participou de diversas coberturas eleitorais como repórter e apresentador da Gaúcha nos últimos 20 anos. Tem mestrado em Jornalismo Internacional.

Oscar Frank – Economista-chefe CDL POA
Graduado em Ciências Econômicas e mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou por sete anos na área da indústria. Foi professor na Escola de Negócios da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS), além de ter lecionado na Pós-Graduação EAD da Verbo Educacional. Atualmente, é Economista-Chefe da CDL de Porto Alegre e articulista de Economia do Portal Lócus Online.