fbpx

Cai em 15,2% o número de porto-alegrenses inadimplentes

23

JULHO, 2018

Notícias

Dado referente a maio integra os indicadores da CDL POA e Boa Vista SCPC.

Porto Alegre registrou, no mês de maio, uma queda no número de consumidores com contas em atraso. O Indicador de Registros de Inadimplentes caiu 15,2%, em relação ao mês anterior. Os dados são da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) e da Boa Vista SCPC. No acumulado do ano, a inadimplência apresentou queda de 6,7%.

O percentual da capital gaúcha mostra-se mais relevante quando comparado aos resultados da região Sul e do Brasil — que registraram, no mesmo período, aumento de, respectivamente, 0,3% e 0,5% no total de endividados.

Apesar da diminuição significativa no número de devedores, o Indicador de Recuperação de Crédito recuou 16,2% na comparação de maio com o mês anterior.  “O que preocupa é que houve uma queda mais expressiva na recuperação de crédito em Porto Alegre. Isto é, ocorreu uma diminuição ainda maior de pessoas que quitaram suas dívidas”, avalia o presidente da CDL POA, Alcides Debus.

Segundo o presidente, esses resultados são um reflexo da greve dos caminhoneiros, que impactou a economia do País em diversos níveis. “Com a queda da atividade econômica causada pela paralisação, houve uma geração menor de renda, o que pode ter dificultado aos inadimplentes a regularização de seus débitos, em especial àqueles que trabalham de maneira autônoma ou possuem remuneração variável”, explica.