Alívio no bolso e na cabeça

NOVEMBRO, 2019

Como problemas financeiros influenciam na saúde mental dos trabalhadores?

Segundo o The Employer’s Guide to Financial Wellness 2019, estudo que analisou a resposta de mais de 10 mil trabalhadores americanos, os endividados estão oito vezes mais propensos a sofrer de insônia e quatro vezes mais predispostos a apresentar um quadro de depressão, além de estarem mais vulneráveis a ataques de pânico, ansiedade e queda de rendimento no trabalho e nas tarefas diárias.

No Rio Grande do Sul e em Porto Alegre, a inadimplência supera a casa dos 30%, o que corresponde a cerca de 2,66 milhões de endividados no Estado e de 353 mil na Capital.

Entre os dias 28 de outubro e 8 de novembro foi realizado o Super Feirão Zero Dívida, uma oportunidade para quem quitar débitos e colocar a vida financeira em ordem. O evento, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), possibilitou que o público, por meio de consulta do CPF no banco de dados SCPC, tivesse acesso às suas contas em atraso, podendo renegociá-las com benefícios.

Na Capital, o ponto de atendimento tinha uma estrutura de 75m², montada no Largo Glênio Peres. A campanha também foi realizada em aproximadamente 50 entidades parceiras da CDL POA no interior do Estado, com mais de mil empresas vinculadas.

Em um balanço parcial do evento, com um apanhado dos primeiros cinco dias, foram atendidos 7.964 consumidores (CPFs consultados), aferidos 17.047 registros de negativações (dívidas registradas), resultando em uma média de 2 registros de dívidas por CPF consultado (duas dívidas por pessoa) e média de 1.593 atendimentos por dia. Ao todo, foram encaminhados para negociação mais de R$ 6,3 milhões (as negociações são feitas diretamente com as empresas credoras).